Goldenergy,

Como calcular a potência elétrica necessária: guia prático

Índice

Escolher corretamente a potência elétrica que precisa vai evitar problemas de sobrecarga no futuro, além de assegurar um consumo eficiente.

Talvez não se tenha apercebido, mas pode estar com uma potência elétrica contratada superior ao que precisa. Ou seja, pode estar a pagar uma fatura da luz mais alta todos os meses sem sequer ter dado conta. Já pensou nisso?

Por isso, vamos indicar-lhe alguns passos para se guiar melhor na hora de fazer contas às suas despesas e calcular a potência elétrica de sua casa, atualmente.

Qual a potência recomendada para mim?

A resposta é: depende! Como cada caso é um caso, o perfil de consumo e as necessidades diárias de cada família vão ter influência nesta decisão.

Por norma, as casas portuguesas podem optar por duas tarifas: a simples ou a bi-horária. Enquanto a tarifa simples tem uma única potência contratada, a tarifa bi-horária já tem direito a duas: uma para o período de dia e outra para a parte da noite (simplificando).

Na hora de escolher a tarifa que melhor se adequa a si, é preciso saber de antemão que equipamentos eletrónicos tem (e respectivas potências) e quais funcionam em simultâneo. Sim, este detalhe também é importante e não lhe pode escapar. ⚡

Por exemplo, se utiliza o ar condicionado e a máquina de lavar roupa ao mesmo tempo – aparelhos que consomem mais energia -, então o mais indicado será contratar uma potência mais elevada. Mas se, habitualmente, não usa eletrodomésticos ao mesmo tempo, o consumo já é mais moderado e, por isso, requer uma potência menor, à partida.

A melhor forma de chegar ao cálculo da potência elétrica é fazer, então, o levantamento de todos os eletrodomésticos que utiliza e registar as respectivas potências. Depois disso, basta somar todos os valores e, assim, vai chegar à potência mínima que precisa.

No entanto, lembre-se que muitos dos aparelhos eletrónicos que usa podem ter picos de consumo. Por isso, é sempre aconselhado dar uma margem de segurança para estas situações.

O que é que eu faço se tiver mais do que preciso?

Se chegou à conclusão de que, afinal, está a pagar uma fatura de luz mais alta do que as suas necessidades diárias, a solução também é simples. Não se preocupe! Basta contactar a empresa com quem assinou contrato e pedir para baixar a potência contratada. 🔌

Esta redução acaba por ser uma opção interessante na hora de poupar na conta mensal da luz. Mas antes de o fazer, é importante ter a certeza que a nova potência que vai contratar é suficiente para o seu dia a dia. Vai ver que pode evitar situações de sobrecarga!

Mas não só. Se pensa adquirir novos equipamentos eletrónicos que aumentem o consumo num futuro próximo, pese também essa possibilidade na balança. A aquisição de um carregador de carros elétricos, por exemplo, pode mudar todo o cenário. ⚠️

Saiba como calcular a potência elétrica para sua casa

Então, para calcular a potência elétrica que precisa em sua casa tem de saber o seu consumo médio diário em kWh (​​kilowatt-hora) e passá-lo para kVA (kilovolt-ampere). Não são, no entanto, contas simples. No fundo, esta unidade de medida é que vai ditar quantos eletrodomésticos vai conseguir manter ligados em simultâneo sem que exista nenhuma falha elétrica.

Já sabe que quanto maior for o seu consumo diário, maior será a potência que deve contratar. Na prática, os fatores que determinam a escolha da potência são:

  • Potência do equipamento eletrónico;
  • Tempo médio diário que utiliza esses aparelhos (e se acontece em simultâneo);
  • Tamanho da habitação;
  • Número de pessoas.

Para conseguir chegar mais facilmente ao cálculo da potência elétrica, pode usar o simulador de poupança da Goldenergy. No final, para além da poupança, é apresentada uma estimativa de potência necessária. É simples e a resposta é rápida. 🙂

Ainda está com dúvidas acerca das potências que pode contratar? Não sabe ao certo quais aparelhos pode usar em simultâneo? Nós damos uma ajuda! De forma resumida, veja o que cada potência permite usar em simultâneo, sendo que pode ter mais equipamentos em casa.

1,15 – 2,30 kVA

Estas potências são aconselhadas para espaços mais pequenos, como um apartamento T0. Pode-se usar em simultâneo, por exemplo: micro-ondas, TV (até 30 polegadas), frigorífico combinado e máquina de lavar roupa (5 kg).

3,45 kVA

Neste caso, a potência é indicada para um casa pequena com um agregado familiar de 2 pessoas. Aqui, pode-se usar, por exemplo: micro-ondas, TV (até 30 polegadas), frigorífico combinado, máquina de lavar roupa (5 kg), computador, fogão elétrico e exaustor.

5,75 – 6,90 kVA

Aqui, a potência é indicada para um apartamento ou casa média com uma família de 4 pessoas. Pode-se usar, por exemplo: micro-ondas, TV (até 30 polegadas), frigorífico combinado, máquina de lavar roupa (5 kg) e louça, computador, fogão elétrico, exaustor e aquecedor a óleo.

10,35 kVA – 13,80 kVA

Por fim, estas potências são ajustadas a casas maiores, com famílias numerosas e com piscina, por exemplo. Pode usar-se, então: micro-ondas, TV (mais de 42 polegadas), frigorífico combinado, máquina de lavar roupa (8 kg) e louça, computador, fogão elétrico e exaustor, aquecedor a óleo, robô de cozinha e aparelhagem de som.

Todas as potências acima de 13,80 kVA já entram no campo dos pequenos e grandes negócios e não correspondem às necessidades de uma residência.

Nunca é demais lembrar que para alcançar a eficiência energética é essencial optar por eletrodomésticos com certificação energética mais alta. À primeira vista, tem de investir um pouco mais, mas vai ver que a médio-longo prazo a sua carteira vai agradecer (e o ambiente também). A fatura da luz não vai ser tão pesada como antes. Isso podemos garantir. ✍️

Por isso, se quer continuar a caminhar para um futuro mais sustentável e ter a certeza que consome eletricidade 100% verde, veja aqui os tarifários da Goldenergy e avalie a melhor opção face às suas necessidades.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...