Goldenergy,

Programas de máquina de lavar roupa: qual consome menos energia?

Índice

A máquina de lavar roupa é um dos equipamentos eletrónicos mais usados no dia a dia lá em casa, certo? As mais modernas até já oferecem uma variedade enorme de programas que satisfazem as necessidades específicas dos consumidores.

Por isso, a escolha do programa certo pode fazer uma grande diferença no que diz respeito ao consumo de energia diário.

Se não está a par de todos os programas de máquina de lavar roupa, mas tem a certeza de que quer tomar decisões mais conscientes para um futuro ainda mais sustentável, então vamos ajudar! Conheça os programas que consomem menos energia e, o melhor de tudo, que vão ajudar a poupar na conta da eletricidade a longo prazo. ?

Que programas de máquina de lavar roupa estão disponíveis?

A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos indispensáveis nas casas portuguesas, não fosse ela uma ajuda na hora de poupar tempo a tratar da roupa. E há cada vez mais opções no mercado, para todos os gostos e carteiras, claro.

Mas o melhor é que os fabricantes têm apostado em programas mais variados para se adaptarem às diferentes necessidades. Ou seja, podemos escolher a lavagem de acordo com os tecidos da roupa, proporcionando um cuidado acrescido no tratamento das peças e no próprio consumo.

Eis os programas mais comuns: ?

Algodão

Este programa é ideal para peças produzidas com fibras naturais, como o linho e o algodão. Por norma, utiliza temperaturas mais altas e ciclos de lavagem mais longos, que ajudam a remover a sujidade e manchas que teimam em não desaparecer. Além disso, a velocidade de centrifugação é mais rápida, ajudando no processo de secagem da roupa.

Tecidos sintéticos

É ideal para peças feitas de materiais sintéticos, como o poliéster, elastano ou nylon. Habitualmente, trabalha com temperaturas mais baixas e a rotação também é mais leve. Desta forma, é possível evitar que as fibras mais sensíveis destes tecidos se danifiquem mais rapidamente.

Tecidos delicados

Pensado para tecidos mais sensíveis, este programa é o mais indicado para lavar peças em seda, renda ou lã e utiliza ciclos de lavagem mais suaves, com rotações lentas. Assim, é possível evitar o desgaste dos materiais.

Lavagem rápida

Também conhecido como lavagem expresso, este programa é perfeito para roupas levemente sujas e para situações em que é necessária uma lavagem rápida apenas. Geralmente, funciona com ciclos mais curtos e temperaturas moderadas, proporcionando uma lavagem eficiente em menos tempo.

Eco

Este programa é, no fundo, uma consequência da preocupação crescente com o meio ambiente e o consumo de energia. Por isso mesmo é uma opção cada vez mais popular. O objetivo é aumentar a eficiência energética. Para isso, utiliza temperaturas mais baixas e ciclos mais longos, levando a um menor consumo de energia e água durante a lavagem. ♻️

Pré-lavagem

Esta função é especialmente útil para roupas muito sujas, já que permite humedecer e pré-lavar as peças antes do ciclo principal. Na prática, acaba por facilitar a remoção daquelas manchas mais difíceis.

Os programas curtos ou longos consomem mais energia?

Habitualmente, os programas curtos tendem a consumir menos energia, porque funcionam com ciclos mais curtos e utilizam temperaturas mais baixas, gastando, por isso, menos eletricidade. Estes programas são ideais para roupas pouco sujas ou para situações em que é necessária apenas uma lavagem rápida.

Mas atenção! É importante lembrar que, em alguns casos, quando a sujidade é maior ou as manchas são difíceis de tirar, os programas curtos podem não ser tão eficazes. E porquê? Na prática, o que vai acontecer é que vai ter de repetir o ciclo ou lavar novamente as peças. Ou seja, vai acabar por necessitar de mais quantidade de água aquecida por minuto, o que pode levar ao mesmo consumo. Ou até mesmo gastar mais energia do que um ciclo mais longo e económico. ?

Por outro lado, os programas longos, como o programa de algodão, geralmente consomem mais energia. Como é preciso garantir a limpeza total das roupas, utilizam ciclos mais longos e temperaturas mais altas. Estes programas de máquina de lavar roupa são indicados para peças mais sujas, já que têm um desempenho melhor em termos de remoção de sujidade e manchas difíceis.

Afinal, qual é o melhor programa para lavar a roupa?

A resposta a esta pergunta é: depende! O tecido das peças, o grau de sujidade e até a classificação energética da sua máquina de lavar roupa são fatores que vão influenciar, obviamente, a sua escolha.

Para o dia a dia, os programas rápidos ou os programas eco são os mais recomendados, porque são eficientes em termos de energia, além de conseguirem cuidar, adequadamente, das roupas com pouca sujidade.

Mas se estivermos a falar de roupas que estão realmente sujas ou têm manchas resistentes, o caso já muda de figura. Aqui, o melhor é optar por um programa mais longo, como o programa de algodão, por exemplo. Vai garantir uma lavagem mais eficaz.

Nestes casos, é importante tentar acumular uma quantidade razoável de roupa suja para tentar otimizar ao máximo o uso da máquina e evitar lavagens frequentes com ciclos mais longos. ?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...