Goldenergy,

Eletrodomésticos que consomem mais energia: top 13

Índice

Sabe quais são os eletrodomésticos que consomem mais energia? Esteja atento, vamos explicar tudo.

Durante as estações mais frias do ano, como o outono e o inverno, tudo o que queremos é ter a garantia de que podemos utilizar os eletrodomésticos da casa (sobretudo o aquecedor) sem por isso termos de pagar a mais nas contas de eletricidade.

Consequentemente, muitas vezes olhamos mais atentamente para as faturas, no sentido de perceber se há ou não aumentos significativos dos valores a cada mês.

A questão é que não basta ler as faturas. É preciso analisar os hábitos de consumo dos eletrodomésticos que estão presentes em sua casa.

Com que frequência liga o termoacumulador? O seu aquecedor é a gás ou é elétrico? Qual é a classificação energética dos seus equipamentos?

Ao descobrir o consumo dos eletrodomésticos que tem em casa e analisar os seus hábitos, é possível compreender qual a origem dos valores das faturas.

Neste artigo, a Goldenergy pretende ajudá-lo a fazer esta análise ao partilhar uma lista dos eletrodomésticos que consomem mais eletricidade. Desta forma poderá ir em busca da eficiência energética para o seu lar.

Mas se o que pretende é beneficiar de faturas muito mais baixas (com uma poupança à volta dos 50%), recomendamos os painéis solares da Goldenergy. Com a nossa oferta pode reduzir as suas faturas de eletricidade e ter a certeza de estar a consumir uma energia totalmente amiga do ambiente!

Como se sabe quanta energia consome um eletrodoméstico?

Poderíamos resumir a resposta a esta pergunta ao dizer: ao consultar a sua etiqueta energética, que está disponível no manual de instruções, nas lojas online, nos folhetos promocionais e, sobretudo, num autocolante colado na superfície do equipamento.

Mas é ao falarmos da potência elétrica que aprofundamos a resposta à pergunta inicial. De facto, a potência é um conceito que define o quão “forte” é um eletrodoméstico em relação aos outros.

A sua força é alimentada pela eletricidade e, por isso, quanto mais potente o equipamento, maior será a sua necessidade elétrica.

A unidade de medida amplamente utilizada para medir a potência elétrica de um equipamento é o kW (kiloWatt). Sendo assim, um eletrodoméstico que consome mais ou menos energia terá uma potência em kW maior ou menor.

É um bom exercício analisar as potências dos eletrodomésticos que tem em casa no sentido de descobrir quais são aqueles que têm mais impacto nas suas faturas.

Mas, regra geral, há equipamentos que são conhecidos por serem mais ou menos económicos. Já sabe quais são? A Goldenergy partilha consigo uma lista com os 13 equipamentos que consomem mais eletricidade e indica a potência média de cada um deles.

13 eletrodomésticos que consomem mais energia

É importante mencionar que, nesta lista, consideramos os eletrodomésticos com a maior potência elétrica média e um tempo de uso estimado para cada um deles.

No entanto, esse tempo poderá variar bastante consoante a realidade da sua casa: o número de pessoas que compõem o agregado familiar, o tempo de permanência em casa e, naturalmente, o porte do eletrodoméstico que adquirir. Afinal, isso poderá ter impacto na sua potência.

Dito isto, vamos à lista que a Goldenergy preparou segundo a potência média de cada equipamento (em Watts) e o consumo médio estimado (em kWh).

1. Frigorífico

O frigorífico tem em média uma potência de 150W, um número muito menor do que os que serão apresentados mais abaixo.
No entanto, permanece ligado durante todo o dia e, portanto, o seu consumo é o mais alto da casa.

De facto, se o mantivermos ligado 24 horas por dia durante todo o mês, o consumo mensal do frigorífico será de 108kWh por mês.

2. Chuveiro

O consumo deste eletrodoméstico já é tradicionalmente reconhecido como um dos mais altos da casa – e isto não é por acaso.

Um chuveiro elétrico tem a potência média de 5.000W, pelo que se o mantiver ligado por 30 minutos todos os dias, tem um consumo mensal de aproximadamente 75 kWh.

3. Computador

O consumo deste eletrodoméstico sofreu grandes alterações com o advento do teletrabalho, sobretudo durante a pandemia.

A potência média do computador é de 300W e, considerando que este fica ligado durante 8 horas por dia, 5 dias por semana, o seu consumo mensal será de 48 kWh.

4. Placa Elétrica

Uma placa de indução tem uma potência média de 1.350W e, se utilizar a placa elétrica uma hora por dia durante o mês, o consumo deste eletrodoméstico ficará à volta dos 40.5 kWh.

5. Radiador

É preciso ter moderação no uso dos radiadores durante o inverno devido à sua alta potência média: 2.000W.

Se mantivermos um radiador ligado apenas por 1 hora durante todos os dias, o seu consumo mensal será de 30kWh.

6. Máquina de Lavar Roupa

Uma máquina de lavar roupa com uma potência de 1000W e que permanece ligada 3 horas por semana, tem o consumo médio de 12kWh por mês.

7. Forno

Um forno elétrico pequeno tem a potência de 1500W. Se o mantivermos ligado durante 2 horas por semana, o seu consumo final será igualmente de 12kWh por mês.

8. Televisor

O consumo deste aparelho pode variar bastante segundo o seu modelo: os LED consomem menos 25% de eletricidade do que os LCD e até 40% menos do que os plasmas.

Consideramos que a potência média de um televisor é de 120W. Se a mantivermos ligada por 3 horas todos os dias do mês, o seu consumo final será de 10,8kWh.

9. Máquina de Café

Uma máquina de café tem a potência média de 1.200W. No entanto, é um eletrodoméstico que pode ser utilizado com menor frequência.

Se utilizarmos a máquina de café todos os dias por 15 minutos, somaríamos 7,5 horas de uso mensais. Sendo assim, o consumo deste eletrodoméstico seria de 9kWh por mês.

10. Aspirador

Um aspirador tem uma potência média de 1.600W, mas também pode ficar ligado por poucas horas durante o mês.

Considerando que o ligue 1 hora uma vez por semana, o consumo deste eletrodoméstico será de 6,4kWh ao final do mês.

11. Aparelhagem

Um aparelho de som tem a potência média de 60W e pode estar ligado durante o mesmo período de uso do televisor. Sendo assim, o seu consumo médio mensal será de 5,4 kWh.

12. Máquina de lavar loiça

A máquina de lavar a loiça tem uma potência média de 1.125W e, assim como uma máquina de café, pode ser utilizada por poucos minutos diária ou semanalmente.

Se a ligar duas vezes por semana por 30 minutos durante cada utilização, o seu consumo será de 4.5kWh por mês. Ou seja, inferior ao da máquina de café.

13. Máquina de secar roupa

Uma máquina de secar roupa de 8kg tem uma potência média de 900W. Sendo assim, se a mantivermos ligada por 1 hora por semana, o seu consumo ao final do mês seria de 3.6kWh.

Agora é consigo: utiliza frequentemente estes equipamentos? Quais é que pode facilmente otimizar a utilização para poupar nas faturas de eletricidade?

Manter uma casa energeticamente eficaz é bom para o seu bolso e para o planeta, porque o poupamos dos impactos que as fontes de energia podem causar.

Opte sempre por fontes de energia renováveis, como os painéis solares domésticos, que são cada vez mais acessíveis.

Se ainda não adquiriu painéis solares para a sua casa, a Goldenergy facilita o processo e ainda ajuda na inscrição no Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis do Fundo Ambiental.

Ligue para 800 500 292 e conte connosco para poupar mais, ao mesmo tempo que deixa a sua contribuição para um mundo mais verde.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Preocupado com as faturas da energia? Sabemos que nunca foi tão urgente pensar em formas de pagar menos pelos consumos...
Estes aparelhos representam uma das possíveis escolhas que podemos fazer para aquecer a água da nossa casa, no caso de...
A autonomia dos carros elétricos é, e tem razão de ser, uma das maiores preocupações de quem quer comprar um...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...