Goldenergy,

Medidor de consumo de energia: como poupar com informação

Índice

Será que o seu consumo de energia é eficiente? Será que tem gasto mais do que realmente precisa? Ou será que paga mais do que aquilo que gasta? Qual é o aparelho elétrico que mais pesa na sua fatura de energia? Ter a informação do que gasta e como gasta é essencial para descobrir as respostas a todas estas perguntas e transformar em ações que se podem traduzir numa redução de 10%, 15% ou até mais, de gasto de energia.

Nesse sentido, um medidor de consumo pode ser útil. Saiba mais sobre este dispositivo, que o vai ajudar a tornar a sua fatura de energia mais leve e os seus consumos mais eficientes. Comece agora a compreender as suas contas de electricidade. Lembre-se de que a sua casa está cada vez mais recheada de aparelhos que consomem energia, por isso estes medidores vão ajudar a fazer uma boa monitorização.

O que é um medidor de consumo de energia?

É um dispositivo que mede os consumos de energia exactos de um determinado aparelho, como por exemplo um aquecedor, ar condicionado, carregador do carro elétrico, entre outros. Mede a quantidade exata e a forma como gasta.

O medidor de consumo pode ser essencial para descobrir o caminho da poupança. Vai conhecer os seus padrões de consumo e assim alterá-los de forma a que sejam mais eficientes.

Também vai permitir que confira qual o consumo que lhe é facturado. Assim não paga mais do que a quantidade de energia utilizada e se houver alguma inconformidade, será detectada mais cedo a necessidade de manutenção.

Como funciona um medidor de consumo de energia?

Os contadores medem o consumo global, por isso não se consegue perceber qual o impacto de cada equipamento nesse consumo. A única forma de conseguir saber o consumo de energia exato de um equipamento é ligar um medidor individual na tomada onde esse equipamento está ligado.

Existem medidores eletromecânicos, mais antigos, que funcionam por indução electromagnética, e os medidores eletrónicos, com tecnologia mais moderna, que conseguem medições mais precisas e completas.

Estes medidores são fáceis de instalar, basta ligá-los na tomada onde está o aparelho do qual queremos analisar os consumos.

Preço médio de um medidor de consumo

Atualmente, conseguir um medidor de consumo de energia é fácil e relativamente barato. Também encontra diferentes opções com muitas funcionalidades.

Encontra no mercado uma grande variedade de medidores, desde os mais acessíveis, que podem custar entre 15 a 20 euros, até aos medidores mais avançados tecnologicamente, que podem chegar aos 200 euros.

Diferentes aplicações dos medidores de consumo

Para além da análise e medição de consumos, há outras vantagens que podem justificar o investimento:

  • Monitorizar o histórico de consumos
  • Estabelecer comparações com períodos homólogos
  • Análises diárias, semanais ou mensais
  • Através do telemóvel, programar horários para ligar e desligar
  • Prolongar a vida útil dos aparelhos electrónicos
  • Possibilidade de módulos para medição da produção fotovoltaica
  • Integrar dados com luz, água e gás natural
  • Soluções otimizadas para veículos eléctricos

Dicas para a utilização do medidor de consumo

Opte por instalar o medidor em aparelhos de maior consumo, que podem ter um maior impacto na sua fatura mensal, como por exemplo o ar condicionado. Mas atenção que o aparelho de maior potência nem sempre é o que consome mais, deve prestar atenção ao número de horas que está ligado. Imagine por exemplo, um secador com uma potência maior mas que apenas é usado durante 10 minutos e um aquecedor de menor potência mas que é usado por longas horas.

Os medidores de consumo podem incluir um software. Opte por soluções open source para não ficar vinculado a anuidades.

Em que aparelhos podem ser utilizados?

Os medidores de consumo podem ser usados em iluminação, computadores, televisores, frigoríficos, aquecedores, máquinas de lavar e secar, fornos, robots de cozinha, torradeiras, máquinas de café, impressoras, routers, consolas de jogos, filtros de piscina, sistemas de segurança, entre outros aparelhos que cada vez mais fazem parte do dia a dia de uma casa.

Sem um medidor de consumos não faz a mínima ideia do peso de cada um na sua fatura mensal. Muitas vezes pensa que estes aparelhos desligados podem não estar a consumir energia mas pode estar enganado!

Confie na Goldenergy: venha pelo preço e fique pelo serviço. Estamos sempre desta lado.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na procura pela eficiência e conforto no que diz respeito ao aquecimento da água das nossas casas, a escolha entre...
Ano após ano, os portugueses rendem-se mais aos carros elétricos, não só pela eficiência, mas porque há, de facto, vantagens...
O preço de um carro elétrico novo ainda está acima do orçamento que muitos portugueses têm disponível para gastar. Por...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...