Tarifa Tri-horária
A tarifa tri-horária refere-se à tarifa de eletricidade cujos custos variam de acordo com o horário em que a energia elétrica é consumida. Para isto, são estabelecidos três períodos distintos.
Significado de Tarifa Tri-horária
A tarifa tri-horária divide o consumo em três períodos com preços diferenciados: período das horas de vazio, das horas de cheias e das horas de ponta. Este plano existe para incentivar os consumidores a utilizarem a energia elétrica nos períodos em que o consumo é menor e, consequentemente, reduzir o consumo nos horários em que a eletricidade é mais utilizada.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os períodos da Tarifa Tri-horária
- As horas de vazio são os horários em que o consumo de eletricidade é mais económico. Regra geral, estes períodos contemplam as noites e os finais de semana.
- As horas de cheias referem-se aos períodos em que o consumo de energia elétrica possui um custo intermédio.
- As horas de ponta são os horários nos quais o custo da eletricidade é mais elevado. Isto porque se referem aos períodos em que as pessoas mais consomem energia elétrica.

A Tarifa Tri-horária aplicada ao ciclo semanal e ao ciclo diário
A tarifa tri-horária, assim como a bi-horária, deve obedecer a um ciclo, que pode ser diário ou semanal.
No ciclo diário, os períodos horários (horas de vazio, de cheias e de ponta) são iguais em todos os dias da semana, tanto no período de verão como no de inverno. Já no ciclo semanal, os períodos horários variam conforme o dia, ou seja, os dias úteis diferem dos sábados e domingos. Convém mencionar que também varia em função da época do ano: inverno ou verão.
Nota importante: quando opta por uma das tarifas ou ciclos, só pode alterar novamente passados 12 meses, independentemente do comercializador. Indicação do Regulamento das Relações Comerciais dos Setores Elétrico e do Gás.