Perguntas frequentes:
Como funcionam as tarifas e os ciclos
As tarifas de eletricidade definem quanto paga pela energia que consome e podem incluir diferentes ciclos horários.
Na tarifa simples, o preço da eletricidade é igual durante todo o dia e a noite, sem variações. É a opção mais prática para quem tem um consumo regular ao longo do dia.
Já a tarifa bi-horária e a tri-horária apresentam preços diferentes consoante o período do dia. Na tarifa bi-horária, existem dois períodos: o período de vazio, com eletricidade mais barata (normalmente durante a noite e início da manhã), e o período fora de vazio, com preço mais elevado (durante o dia e início da noite). Esta tarifa é indicada para quem consegue concentrar o consumo de energia nas horas de vazio, como usar eletrodomésticos ou carregar o carro elétrico à noite.
A tarifa tri-horária divide o dia em três períodos: vazio (mais barato), cheias (preço intermédio) e ponta (mais caro). Este tipo de tarifa é ideal para quem tem flexibilidade para adaptar os seus consumos, evitando os períodos de ponta e aproveitando os de vazio.
Quando se opta por uma tarifa diferente da simples, os períodos de vazio, ponta e cheia são definidos com base em ciclos horários. Existem dois ciclos: diário e semanal.
No ciclo diário, o período de vazio é igual todos os dias, durante todo o ano. No ciclo semanal, o período de vazio varia durante os dias da semana e muda de acordo com a estação do ano.
Saiba mais no nosso blog:
- Tarifa bi-horária: o que é e como saber se é a ideal
- Qual é a diferença entre tarifa simples e bi-horária? Explicamos tudo
Nota importante: quando opta por uma das tarifas ou ciclos, só pode alterar novamente passados 12 meses, independentemente do comercializador. Indicação do Regulamento das Relações Comerciais dos Setores Elétrico e do Gás.