Qual é a diferença entre tarifa simples e bi-horária? Explicamos tudo
Goldenergy,

Qual é a diferença entre tarifa simples e bi-horária? Explicamos tudo

Índice

Se pudéssemos resumir todas as vantagens do mercado de energia em Portugal numa única palavra diríamos: liberdade. 🙂 Mas porquê liberdade? Há vários motivos que justificam a escolha deste termo.

Por exemplo, já conhece a diferença entre tarifa simples e bi-horária? Sabia que esta livre escolha de tarifa é essencial para controlar o investimento mensal em eletricidade?

Atualmente, as comercializadoras de eletricidade disponibilizam diversos tarifários. Ou seja, o cliente escolhe o que melhor se adapta ao seu quotidiano. Há também a possibilidade de cancelar o contrato quando quiser, podendo migrar para uma comercializadora que melhor responda às suas necessidades.

É possível ainda ter um maior controlo sobre as faturas que irá pagar, uma vez que pode dar a leitura do contador todos os meses para o seu comercializador.

Ou seja, com tantas opções, o cliente tem liberdade para usufruir dos serviços de eletricidade como quiser. Por outro lado, as comercializadoras de eletricidade têm de entregar um produto de qualidade, a preços acessíveis, para se tornarem competitivas no mercado.

Na Goldenergy reconhecemos que o nosso diferencial (para além do preço) é a eletricidade 100% verde. Afinal, apenas colocamos à disposição dos nossos clientes energias obtidas a partir de fontes renováveis.

Nada melhor do que contribuir para um presente e um futuro mais verde, ao mesmo tempo que consegue poupar consideravelmente nas faturas, não é? Por isso, o tarifário da Goldenergy é totalmente flexível, de modo a acompanhar as suas necessidades quotidianas.

Por isso, colocamos à disposição dos clientes duas opções horárias: a simples e a bi-horária.

Neste artigo, não só falamos sobre cada uma destas opções horárias, como apresentamos as vantagens dos tarifários da Goldenergy.

Porque alcançar a máxima poupança de energia ao mesmo tempo que cuida do ambiente pode ser mais simples do que imagina.

Diferença entre tarifa simples e bi-horária: saiba tudo

Como explicámos no artigo sobre a tarifa bi-horária, a principal diferença para o consumidor entre uma e outra tarifa é o preço a pagar pelo kW/h.

No caso da tarifa simples, como o próprio termo já diz, a cobrança é simples. O valor do kW/h nunca muda, independentemente do dia ou do horário de consumo.

Por outro lado, no caso da tarifa bi-horária, como também o nome já nos faz intuir, há dois valores praticados para os kW/h.

A diferença entre tarifa simples e bi-horária está sobretudo nos pormenores da tarifa bi-horária, que nos podem fazer confusão.

Vamos explicar resumidamente. Segundo o mercado grossista de eletricidade, o consumo energético dos clientes finais varia segundo três períodos.

  • Horas de vazio: o período do dia com menor consumo de eletricidade, como à noite e aos fins de semana.
  • Horas de cheias: o período do dia com um consumo mediano de eletricidade.
  • Horas de ponta: o período do dia com maior consumo de eletricidade, como ao início da manhã e ao final da tarde.

 

No entanto, as variações de consumo não dependem apenas destes horários, pois há diferenças significativas entre o comportamento de consumo nos dias úteis e aos fins de semana.

Por isso mesmo, ao estabelecer os valores do kW/h numa tarifa bi-horária (ou tri-horária), as comercializadoras podem fazer uma diferenciação dos preços segundo dois ciclos:

  • Ciclo diário: nesta modalidade, as horas de vazio, cheia e ponta são cobradas igualmente durante todos os dias.
  • Ciclo semanal: nesta modalidade, o preço do kW/h cobrado nestes períodos varia entre os dias úteis e os fins de semana.

 

Neste sentido, enquanto o cliente que adere à tarifa simples não enfrenta variações de preços nos horários de consumo, os clientes que aderem a tarifa bi-horária devem analisar os períodos mais económicos para neles concentrarem as tarefas que mais consomem eletricidade em casa.

Vale ainda destacar que, apesar de existirem três períodos de cobrança (horas de vazio, cheia e de ponta), um cliente que adira à tarifa bi-horária não tem de se preocupar com todos eles. Isto é: os horários da tarifa bi-horária variam somente entre as horas de vazio e as horas de fora de vazio (ou seja, as horas cheias e de ponta).

Ou seja, há apenas dois valores de kW/h a pagar dentro da potência contratada.

Tudo esclarecido sobre a diferença entre tarifa simples e bi-horária?

São muitos pormenores que abrangem uma tarifa bi-horária e isso pode assustar os consumidores, a ponto de evitarem essa tarifa – mesmo quando ela seria a melhor opção a nível económico.

Para facilitar a vida dos clientes, a Goldenergy apenas disponibiliza a tarifa bi-horária no ciclo diário. Assim não há variações quer entre os horários legais de verão e inverno, quer a nível de dias da semana e fins de semana.

É simples: o período compreendido entre as 22h e as 8h é contabilizado como “horas de vazio”, ou seja, com a eletricidade a preços mais económicos.

Já o período das 8h às 22h é contabilizado como “horas de fora de vazio”, em que a eletricidade tem um valor mais elevado.

Independentemente do dia da semana, se considera que os seus hábitos domésticos são sobretudo noturnos, esta tarifa pode ser uma boa opção para si!

Mas cada caso é um caso. Por isso damos exemplos práticos de agregados familiares e as tarifas mais recomendadas para cada um deles.

Com que agregado familiar se identifica?

A Inês e o Nuno

A Inês e o Nuno casaram-se há menos de um ano e desde então trabalham todos os dias em horário comercial, das 9h às 18h. No entanto, com a pandemia, viram os seus salários serem reduzidos e acabaram por enfrentar dificuldades económicas em casa.

Eles tinham aderido à tarifa simples de eletricidade, mas agora perceberam que o melhor será trocar para a bi-horária.

Por isso fizeram uma tabela de tarefas semanais e agora só ligam a máquina de lavar loiça, a máquina de lavar roupa e outros eletrodomésticos a partir das 22h.

A Mariana e a filha Luísa, de 6 anos

A Mariana trabalha remotamente desde casa e, no intervalo do almoço, aproveita para fazer algumas tarefas domésticas que precisa. A Luísa só regressa da escola às 17h e deita-se por volta das 22h.

Entretanto, a Mariana aproveita para a incentivar a ajudar nas tarefas da casa e para a motivar a cuidar da casa. Afinal, a mãe quer ensinar a filha a ser independente!

Por isso, os eletrodomésticos estão sempre ligados durante o dia. Nesse caso, a Mariana faz bem em manter a tarifa simples à qual aderiu já há anos.

A família: o Pedro, a Patrícia e o João, de 2 anos

O Pedro trabalha como vigilante de um hotel todas as noites, das 22h às 7h. A Patrícia trabalhava antes de o João nascer, mas agora prefere cuidar do filho. No entanto, durante o dia, para evitar fazer mais barulho do que as obras e para não acordar o marido, ela evita ligar os eletrodomésticos mais ruidosos.

Por isso a Patrícia costuma ligar as máquinas de lavar loiça e roupa a partir das 19h.

Mas não se engane: a Patrícia contratou a tarifa simples e está muito satisfeita, pois durante o dia o João consome muita energia – elétrica, física e mental!

Então, percebeu na prática a diferença entre tarifa simples e bi-horária? Com qual destes agregados mais se identifica? Lembre-se de que, para poupar nas faturas de eletricidade, não basta contratar um ou outro tipo de tarifário.

É preciso otimizar o uso dos eletrodomésticos dentro de casa e, claro, escolher uma comercializadora que garanta bons preços e serviços.

Tarifário +Cliente 2021 da Goldenergy

A Goldenergy comercializa apenas energias de fontes renováveis, para além de oferecer aos clientes o melhor serviço aos melhores preços.

Porque mais importante do que poupar dinheiro é poupar tempo, a Goldenergy lançou uma campanha para adesão online: o Tarifário +Cliente 2021.

Os clientes podem beneficiar de descontos de 5, 8,5 ou 12% no preço base do kW/h, independentemente de ter contratado a tarifa simples ou bi-horária.

Os descontos variam consoante a ativação ou não do serviço de fatura eletrónica e/ou débito direto. Adira já à melhor energia verde de Portugal e comece já hoje a poupar!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

“Sou a Paula Cristina, 44 anos, e o meu valor é a superação.” É fácil perceber porque nós, que fazemos...
Se ainda não sabe, fica a saber: o Governo já deu o arranque oficial à segunda fase do programa Edifícios...
Executivas no feminino – a nossa rubrica dedicada a promover mais igualdade de género e de oportunidades, dentro e fora...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...