Diesel
O gasóleo ou diesel é um óleo derivado do processo de refinação do petróleo bruto. É, portanto, utilizado como combustível.
Significado de Gasóleo/Diesel
O gasóleo ou diesel é um combustível originado da refinação do petróleo bruto, isto é, da sua destilação fracionada. Por isso, o gasóleo/diesel é constituído maioritariamente por hidrocarbonetos, além de compostos orgânicos como nitrogénio, oxigénio e enxofre. Além disso, este produto petrolífero possui as seguintes características:
- É oleoso.
- Possui cheiro forte e característico.
- É inflamável.
- É um pouco volátil.
- Possui um nível mediano de toxicidade.
- É isento de materiais em suspensão.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais usos do Diesel
O gasóleo/diesel é frequentemente utilizado nos setores rodoviário, marítimo e industrial, sobretudo para o funcionamento dos motores de combustão interna. No setor rodoviário, este combustível é utilizado nos carros, autocarros e camiões. Convém mencionar que este produto se faz muito presente no transporte de cargas. Já no setor marítimo, pequenas embarcações também podem fazer uso do gasóleo/diesel para se moverem. Por fim, no setor industrial, o gasóleo/diesel é utilizado sobretudo para o aquecimento de caldeiras e para o funcionamento dos geradores elétricos.
Desvantagens do uso do Diesel
Como é um combustível derivado do petróleo bruto, o uso do gasóleo/diesel apresenta muitas desvantagens, sendo os principais:
- Não é renovável: é um combustível proveniente de uma fonte não-renovável, ou seja, que pode esgotar a qualquer momento e que não é reposta no meio ambiente em tempo útil.
- Não é limpo: para que o gasóleo/diesel possa colocar em funcionamento os motores no qual é inserido, há um processo de combustão. Esse, por sua vez, emite gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono, que agravam o efeito de estufa e as mudanças climáticas.
- Contribui para a formação da chuva ácida: durante a combustão do gasóleo/diesel, também há a emissão do dióxido de enxofre. Este gás aumenta a poluição do ar e contribui para a formação da chuva ácida.
- Pode danificar o motor: outro gás formado durante a combustão é o trióxido de enxofre. Caso reaja com a água no veículo, o ácido sulfúrico será formado, o que pode causar a corrosão de peças metálicas do motor.