Goldenergy,

Aquecimento central: qual a melhor opção

Índice

O aquecimento central é uma das opções disponíveis para aquecer uma casa de forma consistente. É um sistema que fornece calor a toda a casa, partindo de um ponto e espalhando-se por todas as divisões. Ou seja, é uma solução eficaz para manter o conforto térmico, sobretudo em regiões onde as temperaturas mais desafiam. ❄️

Como existem diferentes opções de aquecimento central, além de muitas outras soluções de aquecimento, sabemos que é difícil perceber qual é a melhor escolha a fazer. É por este motivo que vamos apresentar aqui alguns dos principais prós e contras desta opção, para que consiga tomar uma decisão informada.

Como funciona o aquecimento central

O aquecimento central funciona de uma forma muito simples: através da circulação de água quente ou vapor por um sistema de tubos, que é produzida por um gerador de calor (uma caldeira, por exemplo) e é distribuída pelas várias divisões da casa através de radiadores, convectores ou pavimento/teto radiante.

Na verdade, o gerador de calor é o coração do sistema de aquecimento central. É ele que produz a água quente ou o vapor que vai circular pelo sistema. E pode utilizar diferentes fontes de energia, como o gás natural, gás propano, eletricidade, biomassa ou energia solar. 😀

No fundo, o que acontece é que a água quente ou o vapor são distribuídos pelos diferentes espaços da casa através de um sistema de tubos. Por norma, os radiadores são a opção mais comum para espalhar o calor. Mas há outras opções, como já dissemos. Mais à frente, explicamos melhor.

Prós e contras do aquecimento central: quais são?

Ora, como qualquer outro sistema de aquecimento, também o aquecimento central tem pontos a favor e outros nem tanto. É isso que vamos mostrar agora, para que possa analisar se esta é uma boa opção para a sua casa.

Vantagens do aquecimento central

Primeiro, não há dúvidas no que diz respeito ao conforto. O aquecimento central proporciona uma distribuição uniforme de calor entre todas as divisões da casa, eliminando a necessidade de ter, por exemplo, vários termoventiladores ligados para aquecer diferentes espaços. Ou ter de o transportar sempre que mudar de divisão e precisar de a aquecer. Aqui, isso não acontece.

Depois, a eficiência energética é outra das suas vantagens. Se optar por um sistema de aquecimento central com bomba de calor, por exemplo, como é um sistema moderno, oferece alta eficiência energética, reduzindo os custos operacionais.

Por fim, não se pode ignorar o facto de existirem diferentes tipos de aquecimento central, que vão ao encontro de diversas necessidades e preferências, até, oferecendo mais opções de escolha.

Desantagens do aquecimento central

A verdade é que o investimento inicial alto não cabe no orçamento familiar de muitos portugueses, sobretudo se pretender instalar um sistema mais moderno, como a bomba de calor, que tem custos elevados.

No que diz respeito à manutenção, alguns tipos de aquecimento central necessitam de mais cuidados regulares, o que pode implicar mais tempo e dinheiro, como é o caso do aquecimento central a lenha. 🔥

Relativamente ao impacto ambiental, uma causa que diz muito à Goldenergy, também não corre tudo bem. Apesar de existirem tipos de aquecimento com impacto reduzido no meio ambiente (e com soluções bastante sustentáveis 😊), se optar por instalar um sistema de aquecimento a lenha, tem de saber que está a contribuir para a libertação de partículas poluentes para o meio ambiente.

Tipos de aquecimento central, qual é melhor?

Já fomos revelando que existem vários tipos de aquecimento central, e mencionamos até alguns. Mas chegou a hora de falar sobre cada um deles e ajudá-lo a perceber qual deles se adequa melhor às suas necessidades. Vamos lá!

Aquecimento central com bomba de calor

O aquecimento central com bomba de calor é um sistema mais eficiente e económico, que funciona de forma semelhante ao ar condicionado, porque utiliza o ar exterior para aquecer a água. As bombas de calor são mais eficientes do que outros sistemas de aquecimento, como as caldeiras a gás ou a lenha, e podem poupar até 60% nos custos de aquecimento. Mas, como já referimos, é preciso ter alguma folga financeira para conseguir investir nesta solução, numa fase inicial.

Aquecimento central a lenha

O aquecimento central a lenha é, de todos, a opção mais tradicional. No fundo, utiliza-se a queima de madeira para gerar calor dentro de toda a casa. Pode ser alimentado por lareiras, fogões ou caldeiras específicas.

Aquecimento central a pellets

Os sistemas de aquecimento central a pellets são, no fundo, uma evolução do aquecimento a lenha. Os pellets são pequenos cilindros de material comprimido, geralmente feitos de resíduos de madeira.

Aquecimento central elétrico

O aquecimento central elétrico é uma opção eficaz, que faz uso da eletricidade para gerar calor, distribuindo-o através de radiadores ou piso radiante. Embora seja fácil de instalar e ofereça um controlo preciso sobre a temperatura, o alto consumo de energia pode ser uma desvantagem, sobretudo numa altura em que os preços oscilam.

Então, qual é o melhor aquecimento central? 😄

Deve pesar na balança questões como a área total da casa, requisitos energéticos específicos, o orçamento que tem disponível de momento ou se vive numa casa própria ou alugada, por exemplo. São fatores muito importantes e que rapidamente condicionam as opções que ficam disponíveis para aquecer a sua casa.

Por isso, pense bem em todos os prós e contras e considere todos estes aspetos para chegar à melhor opção.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...