Goldenergy,

Gás natural em portugal: como funciona e como aderir

Índice

Há alguns anos que o setor do gás natural vive na sombra do seu “irmão mais velho”, o setor elétrico, mas atualmente já é considerado um dos grandes protagonistas do cenário energético mundial. Neste artigo vamos explicar tudo o que precisa de saber sobre o gás natural em Portugal.

Gás natural em Portugal: como funciona

Portugal importa 100% do gás natural que utiliza, por não ter recursos significativos nesta área. O gás natural é extraído do subsolo através de poços (à semelhança do petróleo), que podem ser terrestres ou submarinos. Para chegar ao nosso país, o gás atravessa milhares de quilómetros, podendo ser transportado de duas formas:

– Navios-tanque GNL: antes do transporte o gás é arrefecido até ficar líquido. Quando chega ao destino entra em terminais onde é novamente transformado em gás.

– Gasodutos: tubagens enterradas a um metro de profundidade. Aqui o gás é comprimido e desloca-se a 30km/h, muitas vezes por milhares de quilómetros.

Depois de chegar a Portugal, o gás recebe uma molécula odorífera para permitir detetar mais facilmente fugas e emissões acidentais. Porque originalmente o gás não tem nenhum cheiro.

O gás passa então da rede de transporte para a rede de distribuição, assegurando o abastecimento das nossas casas e empresas. Saiba mais no site da ERSE.

Gás natural no mercado livre em Portugal

De acordo com a ERSE, a primeira fase da construção do mercado interno de gás natural remonta à década de noventa, “nomeadamente através da Directiva 90/377/CEE de 29 de Junho de 1990, que estabelece um processo comunitário para assegurar a transparência dos preços ao consumidor industrial de gás e de eletricidade, cujo objetivo era a promoção da livre escolha dos fornecedores por parte destes consumidores”. O objectivo passava também por ter  trânsito de gás natural nas grandes redes, para facilitar o aumento das trocas, tendo sempre em consideração a qualidade e a segurança do abastecimento.

O que é necessário para ter gás natural em casa

Para que possa ter gás em casa só tem que validar estes passos:

1 – Primeiro, é necessário que exista rede pública de distribuição de gás natural junto ao local de consumo;
2 – Em segundo lugar deve existir um ramal de ligação na habitação;
3 – Em terceiro, a habitação já tem de ter uma rede interna preparada para gás natural e certificada por uma entidade inspetora;
4 – Em quarto lugar, deve ser atribuído por parte do ORD um código universal de instalação (CUI) ao seu local de consumo;
5 – Por fim, com todos os pontos enumerados até agora já existentes, já pode realizar um contrato com uma empresa comercializadora de gás natural.

Reunidos os pressupostos anteriores, a Operadora de Rede de Distribuição da área geográfica do cliente efetua a montagem do contador e a abertura de gás no dia e hora em que o cliente agendou com a sua Comercializadora.

Ainda não tenho contador de gás

Se a habitação estiver localizada na rede pública de distribuição e já possuir a rede interna preparada para receber o gás natural, o Cliente deve contactar o Operador da Rede de Distribuição (ORD) da sua área de residência, e solicitar a instalação do contador para ser realizada a ligação ao ramal. Veja aqui quais são.

No caso de não existir rede de distribuição junto à habitação, terá de ser avaliada a situação pelo ORD quanto à viabilidade de execução de rede de distribuição e do ramal de ligação, nomeadamente a aplicação dos conceitos de acesso à rede previstos nos regulamentos da entidade reguladora – ERSE. Existindo viabilidade para a execução da rede de gás e do ramal, estas infraestruturas podem estar sujeitas a encargos a suportar pelo requisitante, previstos nos regulamentos.

Já tenho contador, o que devo fazer agora?

Agora deve realizar um contrato com a comercializadora. Experimente o nosso simulador e perceba qual a melhor para si.
Depois, só precisa de fornecer os seus dados pessoais e os da habitação, e a comercializadora trata de tudo de forma rápida e fácil. Se pretender contratar com a Goldenergy, o processo demora 7 minutos. Só precisa de preencher o nosso formulário de adesão.

Preciso de fazer uma inspeção?

Temos de ter em atenção que o gás é uma matéria inflamável de difícil deteção, por isso é considerado um elemento perigoso e que merece uma especial atenção.

Quando vamos para uma nova habitação é obrigatória a inspeção de gás, assim como no decorrer dos anos é importante fazer essa inspeção esporadicamente para certificar que tudo continua seguro e que podemos estar em tranquilidade.

Numa alteração de titularidade aconselhamos também a fazer a inspeção, pois não sabemos a degradação da tubagem ou do resto dos equipamentos e queremos garantir a segurança da sua família.

Saiba ainda como mudar de comercializador de energia.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...