Goldenergy,

Qual é o aquecimento de jardim mais sustentável e económico?

Índice

O tempo frio não precisa de ser sinónimo de estar fechado entre quatro paredes. 🙂 Se tem um espaço exterior que “encerra” entre os meses de outono e de inverno,  vai gostar de saber que não tem de ser assim. Existem no mercado soluções para aquecer a alma enquanto desfruta do tempo passado lá fora. Hoje, no blog da Goldenergy, vamos falar de aquecimento de jardim – que é, também, perfeito para qualquer terraço, varanda ou esplanada (onde já são bastante populares) – e perceber que opções são as melhores e as mais sustentáveis. 😀

Os aquecimentos de jardim são já muito comuns em esplanadas de cafés, bares e restaurantes, mas talvez ainda não saiba que esta é uma opção para ter também aí em casa, nos ambientes domésticos externos.

E desengane-se se pensa que são sempre objetos enormes e pouco agradáveis à vista, pois já existem, e cada vez mais, opções à venda que são perfeitas para espaços reduzidos e que aliam funcionalidade à estética – sim, os aquecimentos de exterior podem ser verdadeiros objetos de decoração. 🙂

Vamos lá descobrir mais sobre este tema!

Os aquecimentos de exterior são sustentáveis?

Sim, para além de serem ótimos aliados da nossa saúde e bem-estar, porque nos permitem sair de dentro para fora das nossas casas com mais conforto e segurança durante os dias frios, os aquecimentos de exterior podem, sim, ser bons amigos do meio ambiente – e, portanto, sustentáveis.

Podemos comprar aquecedores de exterior mais clássicos, a lenha, ou escolher modelos que funcionem a gás ou etanol, e há ainda as opções elétricas.

Mas, independentemente da escolha que faça, todos os aquecimentos de jardim têm em comum o facto de serem produzidos com materiais resistentes, com estruturas feitas em inox, alumínio ou aço. São, de igual forma, seguros e duráveis.

Ao longo dos anos, vimos a evolução da tecnologia (e do design) e o resultado não são apenas peças que aquecem e que têm bom potencial decorativo para se ter lá fora: são peças que podem, também, ser pouco nocivas ao planeta.

Sustentabilidade Goldenergy

A pensar no futuro do planeta? Preocupado com o preço da energia? De olhos postos na crise energética? Já só pensa que as energias renováveis são o caminho? Seja como for, se estas preocupações são já uma realidade para si e gostava de conhecer opções mais verdes e económicas, então a Goldenergy pode ser aquilo de que precisa.

Fale connosco e descubra como pode economizar todos os meses com os seus consumos de luz e gás, e ter energia 100% verde, 100% limpa e 100% sustentável – com certificação de origem descrita na fatura.

Não espere mais e adira à Goldenergy. 😀

Tipos de aquecimento de jardim

Aquecimento elétrico de exterior

É aquele tipo de aquecedor que, tal como o nome já nos diz, utiliza a corrente elétrica como alimentação para conseguir aquecer o espaço através da emissão de infravermelhos.

A sua principal vantagem é que apresenta zero emissões poluentes para a atmosfera – não queima qualquer combustível para estar a funcionar. Ou seja, é uma boa opção para quem quer fazer uma compra que possa ajudar a reduzir a sua pegada ambiental, ao mesmo tempo em que poupa nas faturas da luz (sim, são aquecedores de exterior bastante económicos).

Outra vantagem é que são inodoros – não deixam qualquer cheiro no espaço.

De salientar que são equipamentos recomendados apenas para o aquecimento de áreas pequenas.

Fogões de Jardim a lenha

Imagine levar a sua lareira para o jardim ou para a varanda. Um sonho, certo? Porém, pode ser uma realidade. Os fogões de jardim são o tipo de aquecimento exterior que utiliza lenha ou pellets como alimentação.

São, por isso, também bastante amigos do planeta.

Como mais uma vantagem de ambos, claro está, destacamos a sensação de paz e bem-estar que só a chama pode transmitir a qualquer espaço. 🙂 E por falar em espaço, os fogões de exterior são ótimos para garantir o aquecimento de grandes áreas.

Lenha

No caso do aquecedor de exterior a lenha, é possível dizer que estão a cair em desuso nos espaços comerciais, devido a maiores exigências de compra, transporte e armazenamento de madeira. Também a sua manutenção não é tão simples, pois é preciso manter cada peça bem seca para que a lenha possa arder no seu exterior.

Este é um tipo de aquecimento que, por  razões óbvias, pede uma atenção extra durante a sua utilização.

Pellets

O aquecedor de pellets é, entre todas as opções aqui mencionadas, a mais razoável com o planeta – recordemos que os pellets são produzidos através de processo de reciclagem da madeira de diferentes fontes.

Com formas retangulares ou cilíndricas, tubos e tampas de vidro temperado, detalhes ousados no seu design… Há cada vez mais fogões de pellets que são marcantes na decoração. Por isso, se por um lado são bastante ecológicos, por outro lado são a opção que exige maior investimento financeiro inicial.

Também em termos de poupança, a médio e longo prazo, este tipo de aquecimento de jardim é a melhor escolha: o seu combustível é fácil de encontrar e comprar, e barato.

Aquecimento a gás para exterior

Os aparelhos de aquecimento que tantas vezes vemos em esplanadas comerciais são exemplos de aquecedores a gás para exterior. São, normalmente, aquelas torres em formato de pirâmide ou de cogumelo.

Basicamente, utilizam cilindros de gás propano ou butano para produzir calor.

São adequados a espaços maiores.

Como escolher o aquecedor para jardim mais sustentável

Os aquecimentos ao ar livre, seja qual for o seu tipo de alimentação, é sinónimo de mais consumo de recursos – afinal, tem de trabalhar mais e melhor para combater o frio, que é maior lá fora. Dito isto, importa encontrar um tipo de aquecedor exterior que possa corresponder àquelas que são as nossas necessidades, mas que também nos faça gastar menos no final de cada mês.

Mas, então, o que deve ponderar antes da compra? Quais são as suas reais necessidades, que investimento quer fazer, que tipo de gastos com consumos e de manutenção está disponível a assumir e, claro, que opção é mais amiga do nosso futuro e do futuro do planeta.

Analise as alternativas disponíveis e descubra qual é a mais vantajosa para si – só não deixe mesmo de aproveitar o ar lá de fora.

Apanhar ar e conviver mais, todo o ano, com toda a segurança

Quer desfrutar mais dos seus espaços ao ar livre? Seja para um almoço em família ou para uma jantarada de amigos, há formas de tornar o seu jardim, pátio, terraço ou varanda num verdadeiro hotspot.

As soluções de aquecimento que tornam possível fazer o aquecimento dos nossos espaços exteriores permitem que, mesmo naqueles que são os dias mais frios, possamos estar a conviver com a família ou com os amigos – ou mesmo ficarmos sozinhos, a ler um livro ou a ouvir a nossa música -, com todo o conforto e a segurança que necessitamos para nos mantermos saudáveis.

Sabia que a vitamina D, cujo sol é uma fonte inesgotável, é essencial para a nossa saúde? E, sim, é essencial o ano inteiro. Deixe o gorro no armário e salte lá para fora durante os dias frios, mas aconchegue o corpo com a ajuda de um aquecimento de jardim.

Já todos sabemos que é importante estar ao ar livre, mas depois do período pandémico que vivemos com a Covid-19, ficamos todos mais conscientes de que os meses mais frios são alturas em que se deve, em especial, evitar estar em salas fechadas ou pouco ventiladas. Afinal, é a altura do ano onde correm por aí mais vírus e, claro, em que todos ficamos doentes mais vezes. Também ficamos a perceber melhor o valor de estar com aqueles que mais gostamos. 🙂

É exatamente porque nos faz bem e porque é saudável estar lá fora, seja na própria companhia ou a desfrutar de convívios com os nossos, que os aquecedores de exterior tornam-se ideais para aqueles que querem continuar a passar bons momentos dos espaços exteriores.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Preocupado com as faturas da energia? Sabemos que nunca foi tão urgente pensar em formas de pagar menos pelos consumos...
Estes aparelhos representam uma das possíveis escolhas que podemos fazer para aquecer a água da nossa casa, no caso de...
A autonomia dos carros elétricos é, e tem razão de ser, uma das maiores preocupações de quem quer comprar um...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...