Goldenergy,

Radiadores para aquecimento central: onde colocar e todas as dicas úteis

Índice

Os radiadores de aquecimento central fazem parte de um tipo de sistema de aquecimento que utiliza água quente ou vapor para aquecer o ar de uma divisão. A água quente é produzida por uma caldeira e circula por uma rede de tubos até aos radiadores, que normalmente estão localizados nas paredes. O calor é então transferido do radiador para o ar circundante, aquecendo o espaço.

São muitas as casas que utilizam este sistema de aquecimento. Por isso, neste artigo, vamos deixar várias informações e dicas úteis sobre os radiadores do aquecimento central. Fique connosco 🙂

Vantagens do aquecimento central

Existem vários tipos de radiadores de aquecimento central e a sua instalação é uma forma comum e eficaz de aquecer casas e edifícios em muitas partes do mundo.

Existem vantagens e desvantagens em utilizar o aquecimento central em sua casa ou prédio. Aqui vamos deixar algumas das vantagens, mas aconselhamos o nosso artigo que compara o aquecimento central ao ar condicionado. Estas são as principais vantagens:

Eficiência energética

Os sistemas de aquecimento central são geralmente mais eficientes em termos energéticos do que outros tipos de sistemas de aquecimento, uma vez que conseguem manter uma temperatura consistente em todos os espaços.

Custo-benefício

Não é barato, mas ainda assim o aquecimento central pode ser mais económico do que outros tipos de aquecimento, especialmente se tiver uma casa grande.

Conforto

Os sistemas de aquecimento central podem proporcionar um elevado nível de conforto ao distribuirem de forma uniforme o calor por todo o edifício.

Segurança

São geralmente considerados mais seguros do que outros tipos de aquecimento, uma vez que não utilizam chamas ou outros métodos potencialmente perigosos de geração de calor.

Durabilidade

Os sistemas de aquecimento central são tipicamente duradouros e requerem manutenção regular mas mínima.

Controle

Permitem controlar facilmente a temperatura em diferentes áreas da sua casa, para além de se possível, casa tenha um termostato inteligente, definir horários de temperatura para diferentes momentos do dia.

Os melhores sítios na casa para colocar os radiadores

Decidir onde colocar os radiadores do aquecimento central pode ser uma tarefa confusa e desafiadora para muitas pessoas. Os melhores locais para radiadores de aquecimento central numa casa dependem do layout e do design, bem como do tamanho e orientação das divisões. Em geral, é melhor colocar os radiadores em áreas onde eles possam aquecer a sala com eficiência, como em paredes abertas sem obstáculos ou nas partes mais frias da divisão. Deixamos aqui algumas dicas que esperamos que sejam úteis:

Considere o tamanho e a orientação da sala

Salas maiores ou salas com tetos altos podem exigir mais radiadores para aquecer efetivamente o espaço. Os quartos expostos ao sol ou com grandes janelas também podem exigir radiadores adicionais para compensar o calor perdido pelas janelas.

Evite colocar radiadores debaixo das janelas

Colocar radiadores debaixo de janelas pode fazer com que o calor escape pelas janelas, o que pode ser ineficiente e caro. Em vez disso, tente instalar o radiador de aquecimento central ao longo das paredes mais amplas e perto dos rodapés.

Considere a localização de portas e outras aberturas

Portas e outras aberturas numa sala podem fazer com que o calor escape, por isso é importante posicionar os radiadores de forma a minimizar essa perda.

Pense no desenho da sala

O layout da divisão também pode afetar a colocação dos radiadores. Por exemplo, se houver uma lareira ou outra fonte de calor, pode ser necessário colocar o radiador no lado oposto da sala para distribuir o calor uniformemente.

Em última análise, os melhores locais para radiadores de aquecimento central vão depender das necessidades e características específicas da casa. Pode ser útil consultar um profissional de aquecimento ou usar cálculos de aquecimento computadorizados para determinar o melhor local para a instalação dos radiadores.

O que é preciso para ter aquecimento central em casa

Para ter aquecimento central em casa, vai precisar destes elementos:

Uma fonte de aquecimento

Pode ser uma caldeira que funciona com gás natural, propano ou eletricidade. O tipo de fonte de aquecimento que escolher dependerá da disponibilidade e custo das diferentes fontes de energia, bem como das suas preferências pessoais.

Um sistema de distribuição

Este é o sistema de tubos que transporta a água quente da fonte de aquecimento para os radiadores localizados em toda a casa. O sistema de distribuição deve ser dimensionado e instalado adequadamente para garantir que a água quente ou o vapor sejam distribuídos de forma uniforme por toda a casa.

Radiadores

Os radiadores são os dispositivos que transferem o calor da água quente para o ar da sala. Existem vários tipos de radiadores por onde se pode escolher.

Um termostato

Um termostato é um dispositivo que permite controlar a temperatura do sistema de aquecimento central. Pode ser programado para manter uma temperatura consistente ao longo do dia e, se for um termostato inteligente, pode ser controlado remotamente usando um smartphone ou outro dispositivo.

Um técnico de aquecimento licenciado

Geralmente é recomendado contratar um técnico de aquecimento licenciado para instalar e manter o sistema de aquecimento central. Pode garantir que o sistema está dimensionado e instalado corretamente, e pode ajudar em qualquer reparação ou manutenção que seja necessária.

Para além destes componentes, também pode precisar de obter autorizações ou aprovações necessárias localmente antes de instalar aquecimento central em sua casa.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil 🙂 E não se esqueça de, no aquecimento de sua casa usar energia 100% verde. Pode contar com a Goldenergy para isso.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Impostos sobre o consumo de eletricidade: sabe quais são? Quem consome energias renováveis paga os mesmos valores? Quem analisa bem...
Ser sustentável no dia a dia não é sinónimo de mudanças drásticas nas nossas rotinas. Pelo contrário. Há muitos hábitos...
Com o aumento constante dos preços dos combustíveis, os condutores de carros a gasóleo (e não só) têm uma preocupação...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...