Goldenergy,

Energia solar: descubra como e onde é utilizada

Índice

Neste artigo vamos falar da utilização da energia solar nas mais variadas áreas, e de como todo podemos usufruir desta energia renovável.

Estamos na terceira década do século XXI, e assistimos agora a uma preocupação generalizada com a sustentabilidade e a conservação do planeta. Não podia ser diferente: o agravamento do efeito de estufa e o aumento da temperatura a nível global acenderam todos os alertas.

Nesse sentido, é necessário refletir sobre os nossos hábitos de consumo como forma de reverter este quadro – ou pelo menos conter a sua evolução. E quando falamos de hábitos de consumo, falamos desde os bens materiais até ao consumo de eletricidade.

A importância da energia solar: principais vantagens

Sabemos que a produção de energia elétrica através dos meios convencionais (os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão), produz impactos irreversíveis na natureza, sendo consumidos recursos finitos do planeta.

Por outro lado, a utilização de fontes renováveis para a produção de eletricidade tem-se tornado cada vez mais comum, uma vez que estas fontes consomem recursos ilimitados da natureza: a força da água e do vento, e o calor e a luz solar.

Neste sentido, a energia solar é a que se tem tornado cada vez mais popular, uma vez que até os consumidores finais podem produzi-la em casa a partir de equipamentos já bastante comuns no mercado: os painéis solares.

Cada vez mais empresas e comercializadoras, como a Goldenergy, têm disponibilizado aos clientes painéis fotovoltaicos em condições de pagamento bastante acessíveis. Já para não falar nos apoios do governo para aqueles que querem tornar os seus lares mais sustentáveis, como o Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis, do Fundo Ambiental.

Enquanto empresa que sabe que o futuro se constrói com as decisões do presente, a Goldenergy pretende consciencializar sobre a importância de se consumirem energias renováveis e, naturalmente, de se colocarem painéis solares nas habitações.

Nesse sentido, apresentamos neste artigo algumas das principais utilizações da energia solar no nosso quotidiano. Tanto a nível individual como coletivo, encontramos diversos exemplos de utilizações da energia solar que provam que este recurso energético já não é mais a aposta do futuro: é a aposta do presente.

Continue a leitura deste artigo e descubra as principais utilizações da energia solar.

Como é que a energia solar pode ser utilizada?

É fácil perceber que o calor e a luz do sol são elementos essenciais não apenas para a sobrevivência humana, mas para a vivência diária. Afinal, não é durante o verão, a estação mais soalheira do ano, que nos sentimos convidados a desfrutar do calor, a estar na companhia dos amigos e a experimentar um contacto profundo com a natureza?

De facto, a energia solar tem utilizações que ultrapassam a utilização de equipamentos como os painéis solares. Podemos sentir os efeitos desta energia no nosso organismo e até no nosso humor. Mas neste artigo vamos abordar a utilização desta fonte de energia para satisfazer outras necessidades.

Sabe quais são as utilizações da energia solar fotovoltaica? Por outras palavras, sabe quais são os setores da nossa sociedade que podem funcionar tendo a luz do sol como combustível? Se pensa que apenas a produção de eletricidade doméstica é que beneficia da luz solar, está enganado. Há muitas outras aplicações.

A seguir apresentamos os principais exemplos de utilizações da energia solar.

Transportes

O setor dos transportes é, sem dúvida, o que diariamente mais experimenta as vantagens das utilizações da energia solar fotovoltaica.

Estima-se que os camiões, autocarros e veículos pesados são responsáveis por 29% dos gases com efeito de estufa libertados para a atmosfera pelo setor dos transportes.

Sendo assim, a utilização da energia solar seria uma forma de diminuir este número preocupante e proporcionar-nos um ar mais limpo, sobretudo nos espaços urbanos. No entanto, existe um elevado custo para a aplicação da energia fotovoltaica nos veículos, uma vez que esta tecnologia é ainda recente e inacessível para grande parte do setor.

A boa notícia é que esta realidade tem mudado: há empresas de fabrico de painéis solares que têm conseguido desenvolver uma espécie de painel fotovoltaico flexível, 70% mais fino e possível de ser integrado em carros elétricos. Estima-se que este equipamento proporcione 30% de energia extra.

Relativamente aos autocarros, uma vez que estes possuem grandes superfícies planas nos tejadilhos, a utilização da energia solar é ainda mais eficiente. Estima-se que os painéis fotovoltaicos possam garantir até 100% das necessidades energéticas do sistema HVAC.

Também as bicicletas elétricas com painéis fotovoltaicos integrados podem ser autossuficientes durante o verão, ou ganhar uma autonomia adicional de aproximadamente 50 km por dia, durante as restantes estações do ano.

Eletricidade

Convém esclarecer que o termo “eletricidade” é bastante abrangente. Por isso, restringimos aqui o seu significado à eletricidade doméstica, que alimenta os equipamentos elétricos que possuímos em casa.

Os painéis fotovoltaicos que ficam por cima dos telhados dos edifícios e casas é uma das utilizações da energia solar mais comuns da atualidade. Afinal, os valores dos painéis solares têm reduzido ano após ano e as poupanças nas faturas são notórias, sobretudo no verão.

A Goldenergy comercializa painéis solares acessíveis e com diversas vantagens para os clientes.

Desta forma, é possível poupar nas faturas e contribuir para a conservação da natureza, uma vez que a eletricidade adicional que precisa de contratar por parte da Goldenergy será 100% verde e amiga do ambiente.

Sem dúvida, a utilização da energia solar fotovoltaica em sua casa fará a diferença!

Aquecimento

O aquecimento dos ambientes é uma das utilizações de energia solar mais frequentes.

A nível doméstico, o aquecimento dos espaços é feito com a simples utilização de equipamentos elétricos (termoventiladores e radiadores elétricos, por exemplo) ligados à eletricidade, que tem como origem a utilização da energia solar.

Mas há também edifícios comerciais e empresariais que possuem painéis solares instalados para garantir a poupança na eletricidade relativa à utilização de equipamentos que consomem muita energia, como os aparelhos para aquecimento.

É importante destacar que, para a finalidade de aquecimento (seja da água ou dos ambientes) a utilização da energia solar pode ocorrer tanto através dos painéis fotovoltaicos como dos painéis térmicos.

Água quente

Este é um exemplo de utilização da energia solar bastante comum. Para aquecer as águas de um determinado espaço, os painéis solares térmicos são amplamente utilizados.

Estes painéis, ou coletores solares, possuem canais em que o fluido é aquecido e acumulado num tanque térmico (boiler). Este tanque fornece água quente para banhos e processos industriais e pode reduzir o consumo de energia para o aquecimento das águas em até 80%.

Iluminação

A iluminação é uma das utilizações da energia solar fotovoltaica mais comuns, uma vez que pode ser feita tanto nos espaços fechados (casas, edifícios comerciais, etc) como nas ruas.

Dentro dos espaços fechados, os equipamentos de iluminação podem ser alimentados pelos painéis fotovoltaicos, assim como os restantes equipamentos eletrónicos. Convém mencionar que as lâmpadas de LED são as mais modernas e que consomem menos eletricidade. Por isso mesmo, a iluminação é quase sempre um recurso económico para uma casa.

Por outro lado, nas ruas já é possível encontrar postes alimentados por luz solar, que possuem um pequeno painel fotovoltaico integrado no equipamento. E, de facto, ao mesmo tempo que a tecnologia evolui, a utilização da energia solar nestes equipamentos torna-se mais barata.

Qual é a importância da utilização de energia solar?

O uso da energia solar é de extrema importância devido aos múltiplos benefícios que oferece para o meio ambiente, economia e sociedade. Como uma fonte renovável e inesgotável, a energia solar reduz drasticamente a dependência de combustíveis fósseis, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa e mitigando as mudanças climáticas.

Além disso, ao gerar eletricidade localmente, promove a independência energética, reduzindo a vulnerabilidade e interrupções no fornecimento de energia. A energia solar também estimula a criação de empregos na indústria de painéis solares e tecnologias associadas, impulsionando o crescimento económico.

Em áreas remotas e em desenvolvimento, a energia solar viabiliza o acesso à eletricidade de forma sustentável, melhorando a qualidade de vida e apoiando o progresso social. Ao desempenhar um papel fundamental na transição para um futuro mais limpo e sustentável, a energia solar desempenha um papel crucial na construção de um mundo mais resiliente e equitativo.

Agora que já sabe quais são as principais utilizações da energia solar, consegue perceber como é indispensável este recurso para um quotidiano mais económico e sustentável?

Nós sim. Por isso o convidamos a fazer parte desta revolução: conte com a Goldenergy para transformar a sua casa e adquira os nossos painéis solares.

Com as mudanças de hoje, construímos um amanhã mais sustentável!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...