Goldenergy,

3 dicas essenciais para poupar no consumo do radiador elétrico

Índice

Quando as temperaturas começam a baixar, ainda durante o outono, o frio começa a apertar dentro de casa. Ainda é ainda muito comum encontrar casas e apartamentos sem qualquer investimento em isolamento térmico que garanta a proteção e o conforto de quem lá vive.

Consequentemente, os gastos com aquecedores começam a aumentar. Na tentativa de poupar até mesmo na compra do equipamento, há consumidores que preferem investir num termoventilador. No entanto, o consumo deste pequeno ventilador de ar quente pode ser extremamente alto.

Por isso, há quem prefira comprar aquecedores a gás, que não precisam de qualquer ligação a eletricidade. Mas independentemente da segurança do equipamento, existe uma ideia generalizada sobre os perigos do fuga de gás em ambientes fechados.

Neste artigo falamos da escolha da maioria dos consumidores que querem poupar no aquecimento através de um equipamento ligado à eletricidade: o radiador elétrico.

Mas antes de falarmos em poupança, tem ideia de quanto consome um radiador elétrico? Só através da resposta a esta primeira questão podemos avaliar a real necessidade de poupança com um radiador elétrico e as estratégias para atingir este objetivo.

Nesse sentido, a Goldenergy explica como calcular o consumo de radiadores elétricos, uma vez que isso pode variar de acordo com o tamanho do espaço a ser aquecido e do seu agregado familiar, e dá dicas simples para otimizar a utilização do equipamento.

Poupar nas contas de eletricidade é importante não apenas para o seu bolso, mas para a saúde do planeta. Porque sabemos que o futuro se constrói com as ações de hoje, a Goldenergy comercializa eletricidade proveniente de fontes 100% verdes e amigas do ambiente. Junte-se a nós. Faça a adesão fácil pelo site ou ligue para 800 500 292 e partilhe da nossa boa energia!

Quanto é que consome um radiador elétrico? Dicas para poupar na sua conta

Por mais confortável que seja ter à mão o valor exato do consumo de radiadores elétricos em euros, é bastante arriscado apresentarmos este dado de forma tão simplificada.

O valor deste investimento no seu bem-estar vai variar de acordo com vários fatores, sendo os principais: a potência do equipamento, o tempo de uso e o valor do kW/h adotado pela sua comercializadora de eletricidade.

Cada família tem uma realidade bastante particular, pelo que o que podemos apresentar é um dado estimado, tendo como base tempo de uso e potência média, além do atual valor do kW/h comercializado pela Goldenergy.

Nesse sentido, mais abaixo consegue descobrir quanto consome um radiador elétrico. Por agora, apresentamos algumas dicas para poupar com um radiador elétrico em breves tópicos, dicas sobre as quais nos debruçaremos a seguir.

Aqui estão as principais dicas que a Goldenergy partilha consigo para poupar no consumo de radiadores elétricos:

  • Regule as temperaturas e o tempo de funcionamento dos aquecedores;
  • Não cubra os radiadores;
  • Invista no isolamento térmico da casa.

Como calcular o consumo de um radiador elétrico?

Já aqui explicamos como se pode fazer o cálculo do consumo de certos equipamentos em kW/h e em euros, sendo que mais importante é saber quanto terá de pagar a mais para ter este conforto em casa.

Por isso, saiba que para calcular quanto é que um radiador elétrico consome, terá de fazer um procedimento simples: multiplicar a sua potência (em kW) pelo tempo de uso (em horas).

Depois de analisarmos alguns modelos diferentes, percebemos que a maioria dos radiadores elétricos possuem 1500 Watts de potência.

Nesse sentido, o primeiro passo é converter a sua potência de Watts para Quilowatts (kW). Sabemos que 1 Watt equivale a 0,001 Quilowatt e, portanto, a potência média de um radiador é de 1,5kW.

De seguida, para calcular quanto consome um radiador elétrico, deve ter em consideração a quantidade de horas durante um mês em que mantém o seu equipamento ligado. Por exemplo, se o mantiver ligado 2 horas por dia, todos os dias, o seu consumo será de 90 kW/h.

Tendo como base o seu consumo mensal em kW/h, basta multiplicá-lo pelo valor do kW/h aplicado pela sua comercializadora. Na Goldenergy, temos como base o valor de 0,14€ pelo kW/h, valor que se aplica a quem adere aos nossos serviços com débito direto e fatura eletrónica.

Finalmente, multiplicamos o valor do consumo de radiadores elétricos em kW/h (ou seja, 90) pelo preço do kWh da Goldenergy. Sendo assim, o radiador teria um impacto na sua fatura de eletricidade mensal de aproximadamente 12,60€. Se ligar durante mais horas, deve fazer este cálculo com as horas em que pretende ter o aparelho ligado.

Como referimos anteriormente, este valor pode variar de acordo com diversos fatores, como a potência do equipamento, o tempo de utilização e o valor do kW/h adotado pela sua comercializadora.

Sendo assim, agora que já sabe quanto consome um radiador elétrico, já podemos partilhar algumas dicas para poupar ao final do mês. O planeta e o seu bolso agradecem.

Dicas sobre como poupar no consumo do seu radiador elétrico

Se por um lado todos queremos poupar nas faturas de eletricidade, por outro, cada agregado familiar tem realidades financeiras e objetivos de poupança bastante diferentes.

Por isso, antes de pensar em estratégias para diminuir as faturas, é importante calcular o consumo dos radiadores elétricos da sua casa. Utilize os cálculos que fizemos acima, mas adapte os valores à sua realidade. Só assim poderá pensar no valor que pretende pagar por este conforto em sua casa.

Para todos os casos, partilhamos algumas dicas que vão garantir a poupança com um radiador elétrico não só neste inverno, mas em todos.

Regule a temperatura e o tempo de funcionamento dos aquecedores

As casas que possuem sistema integrado de aquecimento têm um painel de controlo, através do qual pode regular a temperatura de cada equipamento e o quanto consome um radiador elétrico.

Isto é útil, uma vez que lhe permite evitar cair em despesas excessivas quando não está a ocupar o espaço aquecido em sua casa. Os equipamentos mais modernos possuem conectividade WiFi, sendo possível regulá-los a partir do smartphone.

De facto, quanto melhor for o seu controlo sobre o equipamento, mais hipóteses tem de fazer uma poupança com um radiador elétrico eficaz.

Não cubra os radiadores

Sabemos que durante o inverno a humidade parece nunca acabar, e que as toalhas e as roupas lavadas podem demorar dias a secar. Na tentativa de agilizar o processo sem ter que recorrer à máquina de secar, é comum que as peças acabem de secar em cima dos radiadores.

Isto não só pode danificar a sua roupa como impede o bom funcionamento do radiador elétrico. Desta forma a circulação correta do ar fica impedida e levará mais tempo a atingir a temperatura desejada. Consequentemente, o sistema de aquecimento terá de trabalhar mais arduamente, aumentando o consumo do radiador elétrico.

Invista no isolamento térmico da casa

Não só pela poupança com um radiador elétrico. O isolamento térmico da casa é a melhor forma de garantir que o seu espaço favorito estará protegido das variações de temperatura ao longo de todo o ano – inclusive no verão.

As janelas e portas de PVC com selos de eficiência energética devem ser a sua prioridade. Além disso, trocar o piso em cerâmica por laminado, além de investir em tapetes longos, permite otimizar o isolamento térmico e acústico da casa.

Desta forma, vai ver que o consumo de radiadores elétricos irá diminuir consideravelmente.

Agora que já sabe quanto consome um radiador elétrico e conhece as melhores estratégias de poupança, está na altura de aderir a uma comercializadora com preços competitivos e que apenas disponibiliza eletricidade de fontes 100% renováveis e amigas do ambiente.

Comece já hoje a fazer escolhas mais sustentáveis para o seu quotidiano. Adira aos serviços da Goldenergy.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Quando falamos de dar as melhores dicas para tornar mais simples a sua vida aí em casa, a Goldenergy está...
Sabia que para carregar um carro elétrico fora de casa – ou seja, na rede pública de carregamento – é...
“Olá, o meu nome é Yolanda Hopkins. Eu sou surfista e normalmente represento a Seleção de Surf nacional. Agora também...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...