Goldenergy,

Aquecimento central: qual a melhor opção

Índice

O aquecimento central é uma das opções disponíveis para aquecer uma casa de forma consistente. É um sistema que fornece calor a toda a casa, partindo de um ponto e espalhando-se por todas as divisões. Ou seja, é uma solução eficaz para manter o conforto térmico, sobretudo em regiões onde as temperaturas mais desafiam. ❄️

Como existem diferentes opções de aquecimento central, além de muitas outras soluções de aquecimento, sabemos que é difícil perceber qual é a melhor escolha a fazer. É por este motivo que vamos apresentar aqui alguns dos principais prós e contras desta opção, para que consiga tomar uma decisão informada.

Como funciona o aquecimento central

O aquecimento central funciona de uma forma muito simples: através da circulação de água quente ou vapor por um sistema de tubos, que é produzida por um gerador de calor (uma caldeira, por exemplo) e é distribuída pelas várias divisões da casa através de radiadores, convectores ou pavimento/teto radiante.

Na verdade, o gerador de calor é o coração do sistema de aquecimento central. É ele que produz a água quente ou o vapor que vai circular pelo sistema. E pode utilizar diferentes fontes de energia, como o gás natural, gás propano, eletricidade, biomassa ou energia solar. 😀

No fundo, o que acontece é que a água quente ou o vapor são distribuídos pelos diferentes espaços da casa através de um sistema de tubos. Por norma, os radiadores são a opção mais comum para espalhar o calor. Mas há outras opções, como já dissemos. Mais à frente, explicamos melhor.

Prós e contras do aquecimento central: quais são?

Ora, como qualquer outro sistema de aquecimento, também o aquecimento central tem pontos a favor e outros nem tanto. É isso que vamos mostrar agora, para que possa analisar se esta é uma boa opção para a sua casa.

Vantagens do aquecimento central

Primeiro, não há dúvidas no que diz respeito ao conforto. O aquecimento central proporciona uma distribuição uniforme de calor entre todas as divisões da casa, eliminando a necessidade de ter, por exemplo, vários termoventiladores ligados para aquecer diferentes espaços. Ou ter de o transportar sempre que mudar de divisão e precisar de a aquecer. Aqui, isso não acontece.

Depois, a eficiência energética é outra das suas vantagens. Se optar por um sistema de aquecimento central com bomba de calor, por exemplo, como é um sistema moderno, oferece alta eficiência energética, reduzindo os custos operacionais.

Por fim, não se pode ignorar o facto de existirem diferentes tipos de aquecimento central, que vão ao encontro de diversas necessidades e preferências, até, oferecendo mais opções de escolha.

Desantagens do aquecimento central

A verdade é que o investimento inicial alto não cabe no orçamento familiar de muitos portugueses, sobretudo se pretender instalar um sistema mais moderno, como a bomba de calor, que tem custos elevados.

No que diz respeito à manutenção, alguns tipos de aquecimento central necessitam de mais cuidados regulares, o que pode implicar mais tempo e dinheiro, como é o caso do aquecimento central a lenha. 🔥

Relativamente ao impacto ambiental, uma causa que diz muito à Goldenergy, também não corre tudo bem. Apesar de existirem tipos de aquecimento com impacto reduzido no meio ambiente (e com soluções bastante sustentáveis 😊), se optar por instalar um sistema de aquecimento a lenha, tem de saber que está a contribuir para a libertação de partículas poluentes para o meio ambiente.

Tipos de aquecimento central, qual é melhor?

Já fomos revelando que existem vários tipos de aquecimento central, e mencionamos até alguns. Mas chegou a hora de falar sobre cada um deles e ajudá-lo a perceber qual deles se adequa melhor às suas necessidades. Vamos lá!

Aquecimento central com bomba de calor

O aquecimento central com bomba de calor é um sistema mais eficiente e económico, que funciona de forma semelhante ao ar condicionado, porque utiliza o ar exterior para aquecer a água. As bombas de calor são mais eficientes do que outros sistemas de aquecimento, como as caldeiras a gás ou a lenha, e podem poupar até 60% nos custos de aquecimento. Mas, como já referimos, é preciso ter alguma folga financeira para conseguir investir nesta solução, numa fase inicial.

Aquecimento central a lenha

O aquecimento central a lenha é, de todos, a opção mais tradicional. No fundo, utiliza-se a queima de madeira para gerar calor dentro de toda a casa. Pode ser alimentado por lareiras, fogões ou caldeiras específicas.

Aquecimento central a pellets

Os sistemas de aquecimento central a pellets são, no fundo, uma evolução do aquecimento a lenha. Os pellets são pequenos cilindros de material comprimido, geralmente feitos de resíduos de madeira.

Aquecimento central elétrico

O aquecimento central elétrico é uma opção eficaz, que faz uso da eletricidade para gerar calor, distribuindo-o através de radiadores ou piso radiante. Embora seja fácil de instalar e ofereça um controlo preciso sobre a temperatura, o alto consumo de energia pode ser uma desvantagem, sobretudo numa altura em que os preços oscilam.

Então, qual é o melhor aquecimento central? 😄

Deve pesar na balança questões como a área total da casa, requisitos energéticos específicos, o orçamento que tem disponível de momento ou se vive numa casa própria ou alugada, por exemplo. São fatores muito importantes e que rapidamente condicionam as opções que ficam disponíveis para aquecer a sua casa.

Por isso, pense bem em todos os prós e contras e considere todos estes aspetos para chegar à melhor opção.

Partilhar

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Os painéis solares verticais estão a ganhar destaque no mundo das energias renováveis, especialmente em cenários onde o espaço no...
Ficar sem luz é uma situação que, além de causar desconforto, levanta várias dúvidas sobre como resolver o problema. Mas...
Nos últimos anos, muitas cidades europeias adotaram Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) como parte das suas estratégias para combater a...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...