Tarifa fixa
A tarifa fixa estabelece um valor para a aplicação da tarifa de eletricidade durante um período definido, que normalmente é de um ano.
Significado de Tarifa Fixa
A tarifa fixa é aquela praticada pela maior parte dos comercializadores de energia em Portugal. Nesse sentido, pré-estabelece um valor para a aplicação da tarifa de energia elétrica por um período definido, normalmente um ano.
Nesse caso, as tarifas fixas são calculadas a partir de uma média feita conforme a evolução a médio prazo do preço da energia elétrica. Assim, é possível estabelecer valores para o kWh e para a potência.
Como tudo na vida, a tarifa fixa também tem as suas vantagens e desvantagens. Apresentamos a seguir as principais.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Vantagens da Tarifa Fixa
O consumidor que opta pela tarifa fixa adquire as seguintes vantagens:
- Previsibilidade do valor da fatura de eletricidade: como o preço da eletricidade é fixo e pré-estabelecido, o consumidor consegue estimar qual será o valor da sua fatura a partir do seu consumo no mês.
- Descontos e ofertas: ao contrário da tarifa indexada, o consumidor que opta pela tarifa fixa pode receber descontos e ofertas, que são propostas pelas comercializadoras de tempos em tempos. Assim, é possível aproveitar essas oportunidades para pagar um pouco menos.
Desvantagens da Tarifa Fixa
Apesar de ser a mais usual no mercado de energia elétrica, a tarifa fixa também pode apresentar algumas desvantagens. A principal delas é o fato de, eventualmente, o consumidor pagar a mais por um serviço. Isto porque, como é estabelecido o valor a partir de uma média para que possa prevalecer ao longo de um ano, pode haver períodos em que o preço da eletricidade seria menor caso fosse recalculado. Nesse caso, o consumidor não terá acesso a esse valor menor, pois o preço do kWh já está estipulado. No entanto, pode-se dizer que as vantagens da tarifa fixa prevalecem sobre essa pequena desvantagem.