Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam um plano de ação mundial para o alcance da Agenda 2030. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem cumpridas.
Significado de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) formam parte de um plano de ação global que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016, em substituição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Adotados pelos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS servem de base para as 169 metas da Agenda 2030.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Para o alcance da Agenda 2030, os Estados-membros da ONU precisam de cumprir os seguintes objetivos:
1 - Erradicar a Pobreza: erradicar a pobreza em todas as formas, em todos os lugares.
2 - Erradicar a Fome: erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
3 - Saúde de Qualidade: garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4 - Educação de Qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5 - Igualdade de género: alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.
6 - gua potável e saneamento: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
7 - Energias renováveis e acessíveis: garantir o acesso às fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.
8 - Trabalho digno e crescimento económico: promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
9 - Indústria, inovação e infraestruturas: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10 - Reduzir as desigualdades: reduzir as desigualdades no interior do país e entre países.
11 - Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
12 - Produção e consumo sustentáveis: garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
13 - Ação climática: adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
14 - Proteger a vida marinha: conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15 - Proteger a vida terrestre: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.
16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
17 - Parcerias para a implementação dos objetivos: reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A Importância dos ODS
A realidade do mundo e as projeções para o futuro não são animadoras. As desigualdades sociais e as mudanças climáticas são alguns dos problemas que assolam indistintamente todos os países. Nesse sentido, os ODS possuem como finalidade a construção de um mundo mais justo, igualitário e sustentável até 2030. Através dos seus objetivos e metas, pretende-se contribuir para a sustentabilidade ambiental, económica e social de todas as nações.