Gestor de Energia
O gestor de energia é o profissional especializado no consumo de eletricidade de uma instalação, seja esta uma residência ou uma empresa.
Significado de Gestor de Energia
O gestor de energia é um profissional especializado no consumo de energia elétrica de uma instalação. Embora possa atuar tanto nas residências como nas empresas, é mais comum que atuem nas empresas. Este profissional analisa os hábitos de consumo de eletricidade de um determinado consumidor para poder sugerir comportamentos mais eficientes e que possam reduzir os gastos de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Quais são as atividades de um Gestor de Energia?
Para promover o uso eficiente da eletricidade e a redução dos gastos, o gestor de energia deve desenvolver algumas atividades específicas, como:
- Discriminar e caracterizar o consumo de energia elétrica e as fontes de energia que produzem a eletricidade utilizada na instalação.
- Analisar minuciosamente as faturas de energia elétrica.
- Verificar a existência de certificações de desempenho energético dos edifícios e, quando não exsitirem, sugerir a implementação das mesmas.
- Sugerir a adoção de hábitos e estruturas mais eficientes e sustentáveis no consumo de eletricidade.
- Após a implementação das medidas sugeridas, realizar uma nova perícia no sentido de averiguar as melhorias e determinar o que se pode otimizar.
Quando contratar um Gestor de Energia?
O ideal seria que todas as empresas pudessem investir na contratação de um gestor de energia. Afinal, com o apoio deste profissional, pode-se diminuir os gastos e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa. Nesse sentido, o gestor de energia ajudará o gestor de uma empresa a:
- Perceber as suas faturas de energia elétrica.
- Compreender como o mercado de energia funciona.
- Precisar a quantidade de energia que é desperdiçada na empresa.
- Perceber se as instalações antigas ainda são eficientes, entre outros.
Com tais melhorias, o valor investido na contratação de um gestor de energia pode ser recuperado em poucos meses, ao mesmo tempo que se consegue poupar mais eletricidade e tornar a empresa mais eficiente a nível energético.