Gás de refinaria
O gás de refinaria consiste num combustível em estado gasoso que é derivado do processo de refinação do petróleo.
Significado de Gás de Refinaria
O gás de refinaria é um combustível derivado da refinação do petróleo e que se apresenta em estado gasoso. Nesse sentido, convém mencionar que a refinação é o processo de separar os subprodutos do petróleo através dos seus diferentes pesos, volatilidades e temperaturas de ebulição. Então, a partir desse processo, obtemos diversos produtos, como óleo lubrificante, gasolina, nafta, querosene e, obviamente, o gás de refinaria.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
O gás de refinaria é obtido a partir da refinação do petróleo e é chamado de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL). No entanto, popularmente é mais conhecido como gás de cozinha. Este produto consiste numa mistura de gases, como o propano (C3H8), propeno (C3H6), butano (C4H10), buteno (C4H8) e pequenas quantidades de outros hidrocarbonetos. Convém mencionar que à pressão e temperatura ambientes, o gás de refinaria é um combustível gasoso, inflamável e inodoro. No entanto, quando armazenado sob pressão, torna-se liquefeito.
Cuidados que devem ser tomados na utilização do Gás de Refinaria
Por ser um gás inflamável, o gás de refinaria precisa de ser utilizado com muita cautela. Isto porque a sua inalação pode provocar desde a perda da consciência até a morte.
Nesse sentido, antes de serem comercializados, compostos à base de enxofre devem ser adicionados à sua composição para que possíveis vazamentos possam ser facilmente identificados.
Além disso, para garantir a segurança, o gás deve ser armazenado em locais corretos, como bilhas ou cilindros adequados.
Portanto, para evitar acidentes domésticos, uma vez que este é um gás muito utilizado nas residências para cocção, é necessário estar atento a algumas questões, como:
- Deixar a saída de gás fechada quando não utilizar o fogão.
- Não riscar fósforos, fumar ou ligar aparelhos elétricos em caso de suspeita de vazamento.
- Abrir portas e janelas imediatamente, em caso de suspeita de vazamentos, para que o ar possa dissipar o gás.
- Realizar manutenções constantes nos registos e nos dutos de gás dos equipamentos.