Fuga de corrente
A fuga de corrente ocorre quando um determinado fluxo de energia escapa dos fios e dos condutores de modo inesperado.
Significado de Fuga de Corrente
A fuga de corrente consiste numa fuga inesperada do fluxo de energia dos fios e dos condutores. Para clarificar o conceito, podemos dizer que essa fuga é semelhante a um vazamento de torneira. Deste modo, a fuga de corrente deve ser evitada por variadas razões, principalmente por aumentar o consumo de energia numa instalação e, consequentemente, os valores da fatura de eletricidade.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais causas da Fuga de Corrente
As causas de uma fuga de corrente podem ser variadas. No entanto, as principais são:
- Emendas isoladas de maneira incorreta.
- Fios de equipamentos eletrodomésticos desencapados e que estão em contato com paredes húmidas.
- Conexão de vários equipamentos à mesma ficha.
- Falta de manutenção e revisão das instalações elétricas.
Para verificar se há fuga de corrente numa instalação elétrica, é necessário desconectar todos os equipamentos da ficha, desligar todas as lâmpadas e acompanhar o contador de eletricidade. Caso o contador continue a registar o consumo de energia mesmo com todos os equipamentos e lâmpadas desligadas, então há fuga de corrente nalgum ponto da instalação. Outra forma de detetar a fuga de corrente num sistema é instalar o Disjuntor Diferencial Residual no circuito. Isto porque, em caso de fuga, este desarma. Além disso, o disjuntor evita choques e avarias nos eletrodomésticos.
Principais soluções para a Fuga de Corrente
Para evitar a fuga de corrente no seu imóvel, é indispensável manter sempre a manutenção e a revisão das instalações elétricas em dia. Para isso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado que possa realizar todo o trabalho. Além disso, é necessário manter os fios dos eletrodomésticos encapados para evitar o vazamento. Outra importante medida é evitar conectar muitos equipamentos a uma única ficha.