Fator de Potência
O fator de potência é a relação entre a energia entregue a uma instalação e a que é convertida em trabalho.
Significado de Fator de Potência
O fator de potência pode ser compreendido como a relação entre a energia ativa e a energia reativa. Quando um fator de potência é alto significa que existe uma boa eficiência energética. Ou seja, grande parte da energia que chega à instalação é transformada em trabalho. Da mesma forma, quando um fator de potência é baixo significa que apenas uma pequena parcela da energia entregue pelo comercializador de eletricidade é convertida em trabalho.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Potência aparente, ativa e reativa
Para compreender o fator de potência, é necessário conhecer o significado de potência aparente, ativa e reativa. Nesse sentido:
- Potência aparente é toda a potência disponibilizada pela comercializadora de energia para a instalação.
- Potência ativa é a parte da potência aparente que é convertida nas máquinas e nos equipamentos em trabalho, como a energia térmica, luminosa, mecânica, entre outras.
- Potência reativa é a potência que não gera nenhum trabalho.
Assim, a potência aparente é a soma das potências ativa e reativa. O ideal é que a potência reativa seja a menor possível. O fator de potência é medido numa escala de 0 (zero) a 1 (um). Quando o fator de potência é igual a zero, o fluxo de energia é totalmente reativo. Quando é igual a um, toda a energia fornecida pela fonte é consumida.
O aumento do Fator de Potência
O aumento do fator de potência está relacionado com o aumento da potência ativa e a diminuição da reativa. Nesse sentido, para aumentá-lo, é preciso instalar baterias de condensadores paralelos com a entrada de energia ou com o equipamento. As baterias de condensadores são responsáveis por introduzirem carga capacitiva na instalação. Desta forma, eleva o fator de potência para um valor próximo de um. Vale a pena destacar que, quando o fator de potência é alto, este aumenta a eficiência energética da instalação, reduz o consumo de energia e, consequentemente, o valor da fatura.