Qual a diferença entre Comercializador e Distribuidor: saiba tudo
Goldenergy,

Qual a diferença entre Comercializador e Distribuidor: saiba tudo

Índice

Neste artigo vamos explicar-lhe a diferença entre Comercializador e Distribuidor, uma questão muito comum nos consumidores, porque representam, efetivamente, papéis diferentes no mercado da energia. Simplificando, o Distribuidor é proprietário e responsável pela rede e o comercializador é a empresa que podemos escolher para o fornecimento de eletricidade. Mas já vamos explicar tudo em pormenor.

Embora os nomes de comercializador e distribuidor (ou operador de rede de distribuição) causem uma grande confusão na hora de realizar um contrato ou uma inspeção, os espaços ocupados pelo comercializador e pelo distribuidor no setor de eletricidade e gás natural são distintos.

Diferença entre Comercializador e Distribuidor: mudanças no mercado

Para que perceba melhor, vamos a um exemplo prático: as meloas e os melões são semelhantes, certo? Ambos são frutos, nomes parecidos, aparência praticamente igual e fornecem-nos vitaminas… mas não são a mesma coisa.

Algo semelhante acontece com as empresas responsáveis ​​pela energia que chega a sua casa ou à sua empresa: o comercializador e o distribuidor.

Antigamente não se dava muito por esta diferença, uma vez que, no caso da eletricidade, apenas conhecíamos um comercializador e que também era detentor do operador de rede. Com a “chegada” do mercado livre a Portugal, o cenário mudou. Atualmente existem cerca de 33 comercializadores no mercado livre de eletricidade e apenas 1 Operador de Rede de distribuição, a EDP Distribuição.

No setor do gás natural, existem cerca de 10 comercializadores no mercado livre, e são 11 Operadores de Rede de Distribuição, organizados consoante a zona de residência do cliente. Saiba mais no site da ERSE.

O que é um Distribuidor ou Operador de Rede de Distribuição (ORD)

É a empresa que possui a infraestrutura para entregar a eletricidade ou o gás natural a uma área específica. Eles possuem e são responsáveis pela rede.

Quais as funções do Distribuidor

As principais funções do Operador de Rede de Distribuição são as seguintes:

  • Manter a rede em funcionamento;
  • Garantir a qualidade do fornecimento de eletricidade e gás natural;
  • Resolver problemas que ocorrem fora da habitação, por exemplo nos contadores, se um mostrador ficar preto ou estiver avariado;
  • Retirar as leituras dos contadores e transmiti-las ao comercializador para faturação (por norma de 3 em 3 meses, o que faz as 4 leituras obrigatórias anuais; para o gás natural de 2 em 2 meses). Em caso de uma leitura errada é o mesmo ORD que terá de comunicar ao comercializador a correção;
  • Alterações à potência, ao escalão, à titularidade, ao ciclo, etc, são pedidas ao comercializador, mas é efetuada a mudança pelo distribuidor.

Ou seja, levantamentos de contador numa rescisão de contrato, ligações de eletricidade ou gás natural num contrato novo, tudo é pedido ao comercializador, mas quem vai ao local é o distribuidor.

Em conclusão, precisamos do Operador de Rede para muita coisa, o que poderá gerar confusão e até levantar a questão: “Então eu vou é fazer contrato com eles, se são eles que fazem tudo”. Mas isso não é possível. O ORD, ao contrário do Comercializador, não pode comercializar o serviço. Trabalhamos em conjunto num ciclo em que precisamos uns dos outros constantemente.

O que é um comercializador

O comercializador é a empresa que cada cliente pode escolher para fornecer o serviço. Esta é a empresa que leva a eletricidade e/ou gás natural para sua casa através da rede do distribuidor na sua área.

Quais as funções do Comercializador

As principais funções do Comercializador são as seguintes:

  • Comprar a eletricidade e o gás natural no mercado;
  • Fornecer a energia aos clientes finais através da rede do distribuidor na área;
  • Faturar o serviço através das leituras enviadas pelo distribuidor ou comunicadas pelo cliente, e, em caso de ausência das anteriores, faturar através de estimativas.
  • No caso do mercado livre, definir as tarifas de eletricidade e gás natural também é responsabilidade do comercializador.
  • Descubra no nosso simulador quanto pode poupar por mês em energia.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Há algum tempo, ter painéis solares parecia ser um luxo exclusivo para algumas casas. Mas esta realidade já está a...
Está na altura de saber mais sobre as vantagens deste equipamento – e, também, de descobrir como poupar eletricidade com...
Para ajudar a encontrar uma boa solução de arrefecimento ou aquecimento, vamos fazer um duelo e o leitor decide quem...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...