Emissões
É um termo amplamente utilizado para se referir às emissões de gases para a atmosfera terrestre, que podem ser provenientes de fontes naturais ou antropogénicas.
Significado de Emissões
Este termo é utilizado para designar as emissões de gases para a atmosfera terrestre. Podem ser pontuais ou fugitivas. As emissões pontuais são efetuadas por uma fonte que pode digerir ou controlar o seu fluxo. Já as fugitivas correspondem às emissões que ocorrem de forma difusa e sem dispositivos capazes de digerir ou controlar o seu fluxo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
As fontes de emissões atmosféricas
As fontes de emissões de gases atmosféricos podem ser classificadas como naturais ou antropogénicas; móveis ou estacionárias. Nesse sentido:
- Fontes naturais: libertam gases para a atmosfera naturalmente, como as queimadas naturais e as atividades vulcânicas.
- Fontes antropogénicas: criadas pelo homem, como os setores industrial, logístico, a geração de energia elétrica, entre outros.
- Fontes móveis: não se situam num local fixo, ou seja, podem mover-se, como carros, autocarros, metros, comboios, aviões, entre outros.
- Fontes estacionárias: são fixas, como indústrias e centrais de energia.
Os poluentes atmosféricos
Nem todas as emissões atmosféricas são poluentes. No entanto, muitos gases libertados nestas emissões podem poluir e agravar o efeito de estufa, as mudanças climáticas no planeta e até afetar a saúde humana. Segundo a sua origem, estes poluentes podem ser classificados como primários e secundários. Os primários são aqueles emitidos diretamente pelas suas fontes. Já os secundários referem-se àqueles formados posteriormente na atmosfera a partir de reações químicas com substâncias da própria atmosfera ou com outros poluentes primários. Após essa transformação, podem tornar-se mais ou menos perigosos. O agravamento do efeito de estufa preocupa-nos s todos devido às suas consequências para o ambiente e para o planeta. Por isso, convém conhecer os principais poluentes responsáveis por este fenómeno:
- Dióxido de carbono (CO2).
- Metano (CH4).
- Óxido nitroso (N2O).
- Ozono (O3).
- Clorofluorcarbonos (CFCs).