Dióxido de Carbono (CO2)
O dióxido de carbono, ou anidrido carbónico, ou mesmo gás carbónico, é um composto químico formado por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A sua representação química é a seguinte: CO2.
Significado de Dióxido de Carbono
A química orgânica estuda a associação das moléculas de Carbono (C) aos demais elementos da tabela periódica, que representa o Oxigénio através da letra O. Nesse sentido, o dióxido de carbono, também frequentemente chamado de gás carbónico (CO2), é o composto formado pela associação entre uma molécula de carbono (C) e duas moléculas de oxigénio (O2). Por mais importante que seja esse elemento para a manutenção da vida terrestre, o seu excesso na atmosfera é extremamente nocivo para os seres vivos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A importância do Dióxido de Carbono
O CO2 é um elemento imprescindível para a manutenção da vida terrestre, uma vez que as plantas necessitam dele para realizar o processo de fotossíntese. A fotossíntese é considerada o processo de alimentação das plantas, que consomem dióxido de carbono e libertam oxigénio para a atmosfera. Este último é o gás do qual precisamos para respirar e sobreviver. Neste sentido, o consumo de dióxido de carbono pelas plantas é essencial para a manutenção da vida humana e o equilíbrio da composição atmosférica terrestre.
Perigos do excesso de Dióxido de Carbono
No entanto, as altas concentrações de dióxido de carbono podem desequilibrar essa composição e representar uma ameaça para os ecossistemas. De facto, a queima de combustíveis fósseis em excesso (pelos veículos e as indústrias) pode aumentar a concentração de CO2 na atmosfera. Além disso, os desmatamentos e as queimadas provocam a morte das plantas, que são responsáveis por manter o equilíbrio do dióxido de carbono a nível atmosférico. Neste sentido, quanto maior a concentração de CO2, maior a capacidade da atmosfera de reter calor e aumentar as temperaturas do planeta. Consequentemente, presenciamos os efeitos catastróficos do aquecimento global sobre os biomas. Podemos citar como exemplo as chuvas ácidas, a extinção de espécies animais, o aumento dos níveis do oceano, entre outros.