Combustível
Combustível é uma substância que combina quimicamente com outra forma exotérmica, ou seja, gerando calor. Normalmente, esta substância reage com o oxigénio e liberta energia em forma de chamas e gases.
Significado de Combustível
A palavra combustível vem do latim combustibile e é constituído por um corpo sólido, líquido ou gasoso que estabelece reações químicas com o oxigénio, libertando energia potencial de forma utilizável. O calor produzido pelos combustíveis pode ser utilizado para mover turbinas em centrais termelétricas ou para acionar os motores dos veículos, por exemplo. Há vários tipos de combustíveis que podem ser obtidos a partir de fontes renováveis (ou seja, que o próprio planeta repõe) e não-renováveis, que se tratam de recursos limitados.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais tipos de combustível
Os combustíveis podem ser classificados de diversas formas, seja pela sua natureza sólida, líquida ou gasosa, ou pela sua origem renovável ou limitada. Listamos os principais tipos de combustível segundo a sua natureza e utilidade:
- Combustíveis sólidos: carvão, madeira e turfa. O carvão é utilizado em caldeiras para aquecer água e mover máquinas a vapor ou aquecer ambientes. A turfa e a madeira são utilizadas sobretudo na calefação doméstica e industrial, sendo anteriormente utilizadas também para gerar energia nas locomotivas.
- Combustíveis líquidos: destacamos os combustíveis de origem vegetal, como o álcool e os óleos vegetais de rícino, e os de origem animal, como as gorduras. No século XX surgem também os combustíveis minerais (também chamados de combustíveis fósseis), que são os derivados do petróleo, como o gasóleo, a gasolina e o querosene.
- Combustíveis gasosos: destacamos o gás natural e os Gases Liquefeitos de Petróleo (GLP), como o propano e o butano. O gás de síntese é empregado sobretudo quando há falta de combustíveis convencionais.
Os combustíveis líquidos e gasosos são muito utilizados para impulsionar os motores de combustão interna, como os dos carros, dos autocarros e das motas.
Desvantagens dos combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis, como mencionado anteriormente, têm origem mineral, sendo, portanto, um recurso limitado do planeta. Tais combustíveis são oriundos da decomposição de material orgânico (sedimentos animais e vegetais) ao longo de centenas de milhares de anos. Nesse sentido, a sua reposição é muito mais lenta do que a de combustíveis de origens renováveis, como o etanol obtido a partir da cana de açúcar.