Autogerador de energia
O autogerador de energia refere-se ao consumidor que consegue produzir energia suficiente para o seu próprio consumo e, caso possível, até mesmo para comercialização.
Significado de Autogerador de Energia
O autogerador de energia consiste no consumidor que consegue produzir energia elétrica para o seu próprio consumo. Isto quer dizer que a sua produção é capaz de satisfazer as suas necessidades. Nesse sentido, ele consome a maior parte da sua energia e o excedente pode ser injetado na rede elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A central solar fotovoltaica e o Autogerador de Energia
A maioria dos autogeradores de energia utilizam a central solar fotovoltaica para produzir a sua própria energia. Isto porque esta central pode ser implementada em diversas dimensões, o que a torna apropriada para variadas edificações. Nesse sentido, convém mencionar que a central solar fotovoltaica consiste num conjunto de painéis fotovoltaicos que captam a radiação solar e convertem-na em energia elétrica. Esta central pode ser implementada em residências, comércios, indústrias e também em larga escala, quando a sua finalidade é gerar energia para uma comunidade inteira. Assim, pode-se dizer que os principais benefícios da central solar são:
- Produção de energia limpa, isto é, não emite gases poluentes.
- Não gera impactos ambientais.
- Apresenta uma longa vida útil.
- Apresenta baixo custo de manutenção.
Vantagens de ser um Autogerador de Energia
O consumidor que decide ser um autogerador de energia pode contribuir significativamente tanto para si próprio como para o meio ambiente. Nesse sentido, as principais vantagens de se tornar um autogerador são:
- Auxílio na diversificação da matriz energética nacional.
- Contribuição para a promoção do desenvolvimento sustentável.
- Aumento da sua própria segurança relativamente às oscilações da economia energética.
- Redução dos custos com a própria energia elétrica.
- Autossuficiência energética.
Convém mencionar que esta última vantagem pode ser bem aproveitada por edificações que precisam de muita energia e que não podem sofrer interrupções no fornecimento, como hospitais, shoppings e indústrias.