Aquecimento global
Aquecimento global é uma expressão que se refere ao aumento das temperaturas atmosféricas e oceânicas a nível mundial, causadas por diversos fatores naturais e humanos, que tem consequências graves para o ambiente e para a sobrevivência humana.
Significado de Aquecimento Global
O processo de aquecimento global acontece através das mudanças de temperatura média da atmosfera e dos oceanos. Devido às altas concentrações de gases de efeito estufa lançados para a atmosfera, o calor emitido pelo sol prende-se na superfície terrestre, refletindo num aumento da temperatura média do planeta.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Razões para o Aquecimento Global
É importante esclarecer que o efeito de estufa é um processo necessário para a manutenção da vida no planeta, pois só através desta retenção de calor natural é que o planeta mantém as suas temperaturas adequadas para os seres vivos. No entanto, o aumento significativo da temperatura tem implicações na manutenção dos ecossistemas e dos seres vivos, de um modo geral. Uma das principais causas do aquecimento global é o aumento significativo das emissões de gases com efeito de estufa, como o CO2. Este fenómeno decorre sobretudo da atividade humana nociva para o ambiente, como o desmatamento das florestas, a utilização de combustíveis fósseis como fonte principal de energia, e o consumo intenso de bens não recicláveis, ocasionando uma grande produção de lixo.
Como conter o Aquecimento Global
Para conter o agravamento do efeito de estufa e, consequentemente, controlar o aquecimento global, precisamos de rever os hábitos de consumo da sociedade e adotar uma postura mais sustentável. Isto reflete-se no uso de energias provenientes de fontes renováveis, na contenção do desmatamento, na prática do reflorestamento, na diminuição da produção de lixo e no desenvolvimento de materiais ecologicamente corretos para o nosso quotidiano. Ou seja, para conter o aquecimento global, precisamos de rever os nossos hábitos, a fim de tomar decisões pessoais e coletivas que priorizem a integração entre o ser humano e a natureza.