Ambiente de Contratação Livre (ACL)
O Ambiente de Contratação Livre (ACL) é o segmento do mercado de energia elétrica no qual os consumidores negociam as condições de compra da eletricidade diretamente com as comercializadoras.
Significado de Ambiente de Contratação Livre (ACL)
O Ambiente de Contratação Livre (ACL) refere-se ao segmento do mercado do setor elétrico no qual os consumidores negociam diretamente com as comercializadoras. Isto significa que, nesse ambiente, os vendedores e compradores podem negociar o preço da energia elétrica livremente. Convém mencionar que o ACL surgiu em 2006, como uma opção ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR), o que abriu espaço para a atuação de muitos comercializadores de energia elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre o Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR)
Existem muitas diferenças entre o Ambiente de Contratação Livre (ACL) e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), sendo a principal dessas a forma e por quem são regulados.
Assim, enquanto o ACR é de responsabilidade da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o ACL rege-se pelas regras de concorrência, pela lei e pelo Regulamento das Relações Comerciais.
Isto significa que os preços praticados no ACR são regulamentados pela ERSE, enquanto no ACL esses são estabelecidos por cada empresa.
Além disso, como já mencionamos, no Ambiente de Contratação Livre, a negociação de preços entre consumidores e comercializadores é permitida. Já no Ambiente de Contratação Regulada, essa prática não pode ocorrer.
Convém mencionar ainda que no ACL há mais opções, isto é, a concorrência é maior quando comparada com o ACR.
Vantagens do Ambiente de Contratação Livre (ACL)
O surgimento do Ambiente de Contratação Livre (ACL), em 2006, trouxe muitas vantagens para os consumidores, sendo as principais:
- Aumento do nível de qualidade do serviço energético.
- Possibilidade de o consumidor procurar ofertas mais económicas e negociáveis.
- Simplificação dos processos para fornecimento de energia elétrica.
- Redução dos custos com a eletricidade.
- Possibilidade de o cliente mudar de comercializadora quando quiser e sem custos, uma vez que não há fidelização.