Perguntas frequentes | Goldenergy:
Qual a importância de comunicar leituras?
Comunicar leituras é sempre importante para evitar faturas com consumos estimados.
O ORD (Operador da Rede de Distribuição) tem o dever de recolher a leitura do contador de 3 em 3 meses, no caso da eletricidade, e de 2 em 2 meses, no caso do gás natural.
No entanto, no caso do gás natural, em que os contadores não são inteligentes, ou quando o ORD não consegue aceder aos seus contadores, não é possível comunicar a leitura à Goldenergy. Quando isso acontece, e porque não temos acesso a uma leitura real, é necessário faturar com recurso a uma estimativa de consumo.
Ou seja, é aconselhável comunicar regularmente as leituras do seu contador de eletricidade ou de gás natural para garantir que o valor das faturas corresponde à energia que efetivamente consome.
Saiba como pode fazer no site a comunicação de leituras.
Na eventualidade de existir um período de 4 meses sem leituras reais (porque o ORD não conseguiu ter acesso ao contador), ao abrigo da legislação em vigor, o ORD pode pedir a realização de uma leitura extraordinária, cujos custos ficam a cargo do cliente.
Nota: Quando o cliente já tem um contador inteligente de eletricidade com telecontagem, pode não ser necessária a comunicação da leitura.