Contador inteligente: o que é e como funciona
Goldenergy,

Contador inteligente: o que é e como funciona

Tabela de conteúdos

O medidor de eletricidade é um dispositivo que devemos conhecer e ao qual vamos todos ter acesso, mais cedo ou mais tarde. Neste artigo vamos falar sobre o novo contador inteligente, qual a sua função e como funciona.

Todos os novos medidores instalados e os que ainda vão ser instalados, são elétricos. Mas mais do que isso: quase todos são inteligentes. Descubra como funcionam!

Contador inteligente: leitura real à distância

Aconteceu com a televisão que todos conhecíamos, quando o “apagão” analógico chegou e foi necessária a chegada da TDT às nossas casas. Da mesma forma, o mercado de eletricidade decidiu renovar e apostar nos contadores de eletricidade mais eficientes, os chamados contadores inteligentes, de telemetria ou telegestão.

Muito mais precisos do que os anteriores, estes contadores inteligentes permitem uma leitura real à distância, evitando assim as temidas leituras estimadas, ou, pelo menos, conseguindo fazer acertos com períodos menores, uma vez que a data a que o contador regista a leitura pode não ser próxima da data de faturação, ou seja da emissão da fatura.

Vamos a um exemplo: o contador envia a leitura à sua comercializadora no dia 13 de cada mês, mas o seu período de faturação só termina a 17, o que quer dizer que a sua fatura só vai ser emitida depois desse dia. Neste caso, vai sair com leitura real até ao dia 13 mas depois, para fechar a fatura a 17, tem 4 dias de estimativa.

Muito importante é saber que, com este sistema, pode economizar na conta de eletricidade e não ter surpresas com acertos de vários meses.

Como se muda para o contador inteligente

O Plano de Substituição de Equipamentos de Medição indica que, para suprimentos de até 15kW de energia contratada, “os medidores antigos devem ser substituídos por novos equipamentos digitais que permitam discriminação de tempo e gerenciamento remoto antes do dia 31 de dezembro de 2022”. Ou seja, esta mudança é imposta por lei e procura aumentar a eficiência energética, logo, uma utilização racional e responsável da eletricidade.

Atualmente, já existem muitos utilizadores que possuem esses novos contadores, porque os antigos já foram substituídos ou porque habitam novas residências onde a instalação dos inteligentes já é obrigatória. Mas esta mudança ainda continua a ocorrer de forma gradual.

Quais as vantagens de ter um contador inteligente

As funcionalidades do dispositivo são várias, todas no sentido de facilitar o processo:

  • Possibilitam fazer leituras à distância (de forma automática);
  • Passa a ter faturas com leituras reais, pagando assim maioritariamente o que efetivamente consumiu;
  • Alterações de potência ou de tarifa também já são possíveis à distância, não sendo necessária uma visita técnica, o que  também torna o processo mais rápido;
  • Quando detetadas anomalias também é mais rápida e eficaz a sua reparação;
  • Tem mais controlo sobre os consumos com os contadores inteligentes, uma vez que estes registam informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, o comercializador pode dar-lhe informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes. Por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.

Se mesmo assim quiser registar as suas leituras para verificar se o contador as regista corretamente, também é muito fácil:

  • 1º – Aparece no visor a hora: 15.39.52
  • 2º- Aparece no visor a data: 2019.10.28
  • 3º – Aparece no visor um código. CD3

Logo em seguida aparecem as leituras por ordem:

  • 1.8.1- Vazio
  • 1.8.2 – Ponta
  • 1.8.3 – Cheia

Se esta informação não aparecer automaticamente basta clicar no botão vermelho do seu contador.

Esteja atento às diferentes ofertas e tarifas do setor da energia. Pesquise, analise e compare no nosso simulador.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Mude para a Goldenergy para perceber porque é que somos a comercializadora de eleição de centenas de milhares de portugueses....
Neste artigo, vamos falar sobre a tarifa tri-horária, aquela que divide o seu consumo de eletricidade em três tarifas, mais...
Já alguma vez analisou o seu tarifário de eletricidade? Será a tarifa bi-horária a mais acertada para si? Está a...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Member Get Member e saiba como...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...