Perguntas frequentes | Goldenergy:
Quais os métodos de estimativas de consumo de gás natural?
Para calcular o consumo estimado (com consumo anual inferior ou igual a 10.000 m3), pode optar pelo método de estimativa perfil, de consumo histórico homólogo simples ou histórico homólogo corrigido. Se o cliente não indicar o método que prefere, é atribuído o método de estimativa perfil.
Perfil: tem por base os perfis de consumo aprovados e publicados anualmente pela ERSE.
Histórico homólogo simples: tem por base o consumo médio diário no período igual do ano anterior. Esta opção é a mais adequada para clientes com algumas flutuações ao longo do ano, traduzindo com fiabilidade os consumos registados em cada época.
Exemplo: o consumo médio diário é calculado tendo por base o período homólogo. Se, no ano anterior, o consumo médio diário no período foi de 5m3 /dia e o número de dias da estimativa é de 30 dias, o consumo estimado será de 150m3:
- Cestimado = Cmd x Nd
- Cestimado: Consumo estimado
Cmd: Consumo médio diário
Nd: Número de dias do período a estimar.
Histórico homólogo corrigido: tem por referência as tendências do consumo nos últimos três meses, que são comparadas com os três meses anteriores ao período homólogo. Este método considera alterações nos hábitos de consumo de um ano para o outro, tais como o aumento ou redução do agregado familiar, ou alterações na utilização dos equipamentos.
Exemplo: estimativa de consumo para maio de 2017 - de janeiro a abril de 2016 – 500 m3 | maio de 2016 – 202m3 | janeiro a abril de 2017 – 450 m3. Como nos primeiros quatro meses de 2017 consumiu menos 10% face ao mesmo período de 2016, o consumo estimado para maio de 2017 será 10% inferior ao registado para maio de 2016, ou seja, o consumo estimado para maio de 2017 será de 181,8 m3.
Pode consultar o Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados no portal da ERSE, para ter mais informações sobre os métodos de cálculo.