5 dicas para contratar a melhor tarifa de energia elétrica
Goldenergy,

5 dicas para contratar a melhor tarifa de energia elétrica

Tabela de conteúdos

Contratar uma tarifa de energia elétrica pode parecer complexo. São muitos papéis, números pequenos e asteriscos que dificultam a nossa percepção dos valores a pagar. Facto é que, antes de fechar contrato com uma comercializadora, é natural que se queira atingir a maior poupança de energia elétrica possível ao fim do mês.

Por isso, é importante ter em consideração algumas dicas. É claro que o livre comércio de energia em Portugal torna as coisas mais fáceis para um consumidor que estiver insatisfeito com a sua comercializadora atual.

Se pensa que as leituras estão incorretas, se está insatisfeito com o atendimento ao cliente ou mesmo se acha que as tarifas são exorbitantes, pode sempre rescindir o contrato ao fim do mês.

No entanto, é importante considerar que a sua poupança de energia não depende exclusivamente dos valores praticados pela comercializadora. Pelo contrário: há muitos fatores que interferem nas tarifas de energia elétrica e que serão determinantes para que possa poupar. Um deles é a tarifa contratada.

A Goldenergy partilha algumas dicas para que possa contratar a melhor tarifa para o seu agregado familiar.

Tipos de tarifa de energia elétrica: quais são

Já alguma vez ouviu um colega dizer que prefere utilizar a máquina de lavar roupa à noite para poupar energia? Ou talvez um familiar que aproveita os fins de semana para limpar a casa, pois pode ligar todos os eletrodomésticos sem medo?

Essas pessoas de certeza não contrataram uma tarifa simples de energia, ou seja, uma tarifa em que o preço da eletricidade é invariável, independentemente da hora do dia ou do fim de semana. Pelo contrário: podem ter contratado tarifas bi-horárias ou tri-horárias e estão a fazer bom uso das horas de vazio.

Esses conceitos fazem-lhe confusão? Esteja descansado: simplificamos tudo para que possa fazer a sua poupança de energia elétrica de forma consciente.

Por questões do mercado grossista, os horários interferem nas tarifas de energia, uma vez que há períodos de maior ou menor consumo energético:

horas de vazio – o período do dia em que se consome menos eletricidade, como à noite e aos fins de semana;
horas de cheias – o período do dia em que há um consumo mediano de eletricidade;
horas de ponta – horários de maior consumo energético, como ao início da manhã e ao final da tarde.

As diferenças de consumo ao longo do dia podem impactar os preços pagos pelo consumidor. Sobretudo se a tarifa se adequar às variações de horário. A maioria das comercializadoras dispõe de pelo menos dois dos três tipos de tarifas a seguir:

simples – nesta tarifa, o preço da eletricidade não varia segundo o horário do dia ou o dia da semana;
bi-horária – nesta tarifa, o preço da eletricidade varia entre as horas de vazio e as horas de fora do vazio. Ou seja, as horas de ponta e as horas de cheias ser-lhe-ão cobradas ao mesmo valor;
tri-horária – esta tarifa acompanha as três variações de horários durante o dia, ou seja, as horas de ponta, cheias e de vazio.

Tudo muito simples, certo? Se sim, talvez possamos complicar um pouco. Algumas comercializadoras permitem-lhe optar por um ciclo diário ou semanal. No ciclo diário, os períodos de ponta, cheias e vazios ser-lhe-ão cobrados igualmente todos os dias semana. Mas se opta pelo ciclo semanal, os valores dos horários diferem-se entre os dias úteis e os fins de semana.

Pronto, isto é tudo. Agora, de certeza que já consegue perceber o motivo de aquele seu familiar aproveitar os fins de semana para fazer as limpezas da casa ou tratar da roupa.

Que tarifa de energia elétrica devo subscrever?

Esta é a grande questão. As variações nos preços das tarifas de energia elétrica podem ser bem aproveitadas, quando tem a disciplina necessária para poupar.

Para melhor analisar a tarifa que se adapta às suas necessidades, deve levar em consideração estas 5 dicas que partilhamos abaixo.

1. Analise os seus hábitos de consumo

É uma pessoa diurna ou noturna? Qual é o período do dia em que está mais livre para utilizar os eletrodomésticos que consomem muita energia? É sempre importante analisar os próprios hábitos de consumo antes de contratar uma tarifa de eletricidade para a sua casa. Se trabalha em horário comercial, talvez queira aproveitar a noite para lavar as loiças, as roupas, cozinhar e fazer outras atividades domésticas.

Conselho: faça uma tabela com as suas tarefas semanais para perceber os horários mais livres em que poderá concentrar o maior consumo de energia do lar. A organização é essencial para controlar a sua economia doméstica.

2. Tenha disciplina quanto aos horários de consumo

Chegou à conclusão de que o período de 21 às 23h é o ideal para fazer as tarefas do lar? Então tenha disciplina e programe-se para não se atrasar. Para que a poupança de energia elétrica seja visível, caso tenha adotado uma tarifa de energia bi ou tri-horária, é preciso cumprir os horários estabelecidos.

Por isso, se reconhece que as suas tarefas quotidianas variam constantemente, melhor será adotar uma tarifa simples, sem complicações.

3. Atenção ao número de agregados familiares

As pessoas que vivem sozinhas provavelmente conseguem ter um maior controlo sobre o consumo de eletricidade. No entanto, no caso das famílias, é preciso ter atenção dobrada. Faça uma tabela das rotinas semanais de cada familiar de modo a perceber se existe mesmo algum horário mais favorável para a poupança de energia.

Independentemente do tipo de tarifa de energia elétrica contratada, atenção ao uso simultâneo dos eletrodomésticos. É a melhor forma de evitar um curto-circuito.

4. Utilize os eletrodomésticos de forma eficiente

Mais importante do que utilizar os eletrodomésticos num certo período é utilizá-los de forma eficiente. Evite lavar roupas se a máquina não estiver cheia, adeque a intensidade do frigorífico de acordo com o seu uso, apenas ligue as lâmpadas quando for necessário, desligue os eletrodomésticos diretamente da ficha quando viajar.

São dicas básicas, já sabemos, mas que podem ajudar imenso na poupança de energia elétrica.

5. Aprenda a ler as faturas

A grande vantagem da tarifa regulada de energia elétrica é permitir-lhe planear o consumo mensal de eletricidade. Por isso, aprenda já a ler a sua fatura de eletricidade para perceber as suas tendências de consumo e os pontos a melhorar.

A Goldenergy explica-lhe os pormenores de uma fatura com a maior transparência possível. Assim pode evitar surpresas desagradáveis nas próximas leituras.

Tarifas de eletricidade dependendo da sua casa

Como dissemos ao início do artigo, a poupança de energia elétrica não depende apenas dos valores praticados pela comercializadora que escolheu. Depende também, e em grande parte, dos seus hábitos de consumo e da sua disciplina em utilizar os eletrodomésticos eficazmente.

Por exemplo, os que adotam a tarifa bi-horária devem esforçar-se por concentrar os seus consumos nas horas de vazio, como à noite e aos fins de semana, quando a energia é mais barata. Mas se a tarifa de energia elétrica que contratou é a simples, tem mais um motivo para utilizar os eletrodomésticos com a maior eficiência possível.

Cada casa é um caso. Mas o objetivo de todos é sempre o mesmo: poupar. Por isso mesmo, a Goldenergy oferece descontos nas faturas conjuntas de eletricidade e gás, que o ajudam a descomplicar a vida.

Vale salientar: a Goldenergy utiliza energias de fonte 100% renováveis porque somos amigos do ambiente. Acreditamos que o amanhã se constrói hoje, através de pequenas atitudes sustentáveis.

Ao contratar a melhor tarifa de energia elétrica para a sua casa, lembre-se de que a poupança de energia não é positiva apenas para a sua economia doméstica. Pelo contrário: ao poupar eletricidade, poupam-se os recursos do planeta. Dessa forma, garantimos os suprimentos para a nossa e para as gerações futuras.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Mude para a Goldenergy para perceber porque é que somos a comercializadora de eleição de centenas de milhares de portugueses....
Neste artigo, vamos falar sobre a tarifa tri-horária, aquela que divide o seu consumo de eletricidade em três tarifas, mais...
Já alguma vez analisou o seu tarifário de eletricidade? Será a tarifa bi-horária a mais acertada para si? Está a...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Member Get Member e saiba como...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...