Goldenergy,

Como ter autorização do condomínio para instalar painéis solares

Índice

A energia solar é cada vez mais uma fonte de energia limpa e sustentável popular entre os portugueses. E a instalação de painéis solares em residências individuais é uma forma eficaz de reduzir a dependência de energia convencional e conseguir poupar dinheiro a longo prazo. ?

No entanto, para aqueles que vivem em condomínios, a instalação de painéis solares pode ser um processo mais complexo, já que está sujeito às condições de partilha de espaços e propriedade comuns.

Por isso, vamos explicar como pode obter a autorização do condomínio para a instalação de painéis solares e quais são os requisitos e formalidades envolvidos.

Instalação de painéis solares em condomínios

Antes de iniciar o processo de instalação de painéis solares num condomínio, é essencial compreender a dinâmica específica do seu condomínio e as regras que o regem.

Normalmente, os condomínios têm um regulamento interno que determina o que é permitido ou não em termos de modificações nas unidades e áreas comuns.

Por isso, o primeiro passo é olhar para o regulamento interno do seu condomínio e verificar se há alguma menção específica sobre a instalação de painéis solares.

Requisitos em condomínios

Regras do condomínio

Antes de tudo, deve verificar se as regras do condomínio permitem a instalação de painéis solares. Em alguns casos, o regulamento interno pode não proibir explicitamente os painéis solares, mas pode conter diretrizes específicas sobre a instalação. Por isso, respeitar essas diretrizes é crucial para conseguir a autorização.

Aprovação da maioria

Em muitos condomínios, a instalação de painéis solares requer a aprovação da maioria dos proprietários. Por norma, é feita uma reunião de condomínio, onde os proprietários votam a favor ou contra a instalação. Para convencer a maioria, certifique-se, então, de que tem um plano claro para apresentar a todos os proprietários sobre como os painéis serão instalados e como, no final, isso só vai beneficiar o condomínio. ?

Projeto profissional

Contrate um profissional experiente em energia solar para projetar todo o sistema. Um projeto bem elaborado deve incluir detalhes técnicos, como a localização dos painéis, o sistema de montagem e a ligação à rede elétrica do condomínio. Assim, vai conseguir mostrar aos condóminos que as condições de segurança e eficiência estão garantidas.

Seguro e responsabilidade

Assegure-se que discute as questões de seguro e responsabilidade com outros proprietários. Os painéis solares podem afetar o seguro do condomínio, por isso é importante garantir que todos estão a par das implicações.

Formalidades necessárias

Consulta prévia

Antes de realizar qualquer tipo de trabalho, é fundamental entrar em contato com o administrador do condomínio ou empresa responsável pela gestão para discutir o seu plano e ficar a par de todos os procedimentos necessários para obter autorização do condomínio para instalação de painéis solares. Eles podem orientá-lo sobre os passos específicos que devem ser seguidos e quais os documentos necessários.

Assembleia de condomínio

A assembleia de condomínio é o local onde vai apresentar o seu projeto aos restantes proprietários. Garanta que fornece informações claras sobre os benefícios dos painéis solares, como a redução da fatura de energia e, claro, a contribuição para o meio ambiente. Este é o momento em que os condóminos vão decidir se aprovam ou não a instalação.

Documentação completa

Prepare toda a documentação que inclua o projeto técnico, estimativa de orçamento e qualquer outra informação relevante. Estas informações vão ajudar os proprietários a perceberem melhor todos os detalhes do projeto e a tomarem uma decisão informada.

Cooperação com o administrador

Trabalhe em estreita colaboração com o administrador do condomínio para garantir que todos os documentos necessários são apresentados corretamente e que o processo é conduzido de acordo com os regulamentos do condomínio.

Registo na DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia)

Qualquer sistema fotovoltaico com potência instalada superior a 200 W tem a obrigação de se registar na DGEG. Só assim é que vai conseguir fazer o registo de autoconsumo fotovoltaico da sua unidade de produção. Sim, é isso que vai acontecer a partir do momento em que tem um sistema montado. Vai passar a produzir energia.

Acompanhamento e manutenção

Após a aprovação, deve seguir todas as diretrizes e regulamentação do condomínio durante a instalação e a manutenção contínua dos painéis solares. Isso ajudará a manter um relacionamento pacífico com os outros proprietários. ?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...