A energia solar é uma fonte limpa e inesgotável de energia que tem conquistado cada vez mais portugueses, não só para alimentar os aparelhos elétricos lá de casa, mas para aquecer a água também. E o mesmo acontece em espaços empresariais.

Os painéis solares térmicos são projetados, no fundo, para captar a luz proveniente do sol para aquecer a água, o que faz dela uma opção sustentável, além de económica. 💰

No entanto, há momentos em que surgem pequenos imprevistos e, por algum motivos, os painéis solares para aquecimento de água deixam de funcionar a cem por cento. Já lhe aconteceu?

Então, vamos explicar porque é que o painel solar não aquece a água, por vezes. Se está à procura de entender as verdadeiras razões, está no lugar certo. Vamos dar uma ajuda! E ainda vai ficar a saber como pode solucionar o problema.

Porque é que os painéis solares não aquecem a água?

Problema na bomba

O mau funcionamento da bomba é um dos motivos pelos quais o painel solar para aquecimento de água não aquece. Uma vez que é responsável por fazer o fluído circular caso exista alguma falha, é certo que o funcionamento de todo o sistema vai ficar comprometido, porque não vai ser capaz de transferir o calor necessário.

Eis a solução: Antes de mais, verifique se a bomba está ligada corretamente e se não existem problemas nos tubos que possam estar a impedir a normal circulação do fluído. Se ainda assim a bomba não estiver a funcionar, então vai ter de chamar um técnico para conseguir detetar a origem do problema e reparar a avaria.

Baixa pressão do circuito

Se a pressão do circuito estiver mais baixa do que é recomendado, é natural que a circulação do líquido não esteja a acontecer de forma habitual. Ou seja, a eficiência do sistema não é esperada. E, por isso, é preciso agir.

Eis a solução: É importante assegurar-se, primeiro, de que os valores que são indicados pelo fornecedor estão diferentes do que está a ser registado em sua casa. Depois de ter a certeza, então pode ser necessário adicionar mais fluído ao sistema para chegar aos números ideais. Mas atenção! Tem de seguir à risca as indicações do fornecedor do seu sistema solar térmico. Se quiser garantir que o trabalho fica feito corretamente, então contacte um profissional para tratar do assunto.

Pressão e caudal insuficientes

Embora a bomba funcione, é bem possível que tenha a pressão e caudal insuficientes e, por isso, o painel solar não aquece a água. Sabia disto? Pode estar a acontecer por diferentes motivos: tamanho da bomba não é o adequado, problemas no circuito ou fugas, por exemplo.

Eis a solução: Confirme se de facto não há nenhuma fuga à vista que possa estar a afetar a circulação do líquido pelos tubos. Caso não verifique nada e o problema persista, então o melhor mesmo é pedir a ajuda de um especialista para conseguir diz-lhe ao certo qual é o problema. Poderá ter de substituir a bomba, por exemplo, se não tiver o tamanho adequado às suas necessidades e consumo.

Configuração do sistema ou manutenção inadequadas

Configurar o sistema de forma inadequada ou negligenciar a manutenção regular pode ser mais um dos motivos para o painel solar para aquecimento de água não aquecer.

Eis a solução: Siga à risca as instruções do fabricante para configurar inicialmente todo o sistema e faça as manutenções recomendadas. Isso pode incluir a limpeza do sistema ou a verificação da pressão, além da substituição do glicol. A manutenção adequada vai ser um forte aliado a longo prazo, porque vai ajudá-lo a garantir que o sistema dure muitos mais anos.

Se está à procura de energia mais limpa para a sua casa e ainda não é cliente Goldenergy, do que está à espera? Entre em contacto connosco! Estamos prontos a ajudar: a si e o planeta. 😊