Goldenergy,

Como fazer a manutenção do painel solar de termossifão?

Índice

Os painéis solares de termossifão são uma solução eficiente para a produção de água quente em casa, através da energia solar. Eles têm um sistema de circulação natural que utiliza a diferença de temperatura para movimentar a água, colocando de parte a necessidade de utilizar bombas ou outros equipamentos eletrónicos.

Mas, para garantir o bom funcionamento e o tempo de vida útil do próprio sistema, é necessário fazer a manutenção adequada. Se não sabe ao certo como fazer a manutenção do painel solar de termossifão, não se preocupe! Desvendamos, agora, os passos indispensáveis para assegurar que não há falhas no sistema. ?

Qual é a função do termossifão?

O sistema de termossifão é, na verdade, um sistema de circulação de água usado nos painéis solares. Mas para que serve? Então, a sua principal função é garantir a transferência de calor entre o coletor solar e o reservatório térmico. De forma eficiente, claro.

Ou seja, o funcionamento deste sistema de circulação natural tem por base a diferença de densidade entre a água aquecida no coletor solar e a água mais fria no reservatório térmico. Quando a energia solar é absorvida no coletor, o fluido torna-se mais quente (e menos denso) o que faz com que circule pelo sistema, naturalmente, até chegar ao reservatório.

Ao contrário do sistema de circulação forçada, o termossifão não precisa de bombas ou sensores para fazer o fluido circular. Na prática, é um sistema mais simples e que necessita de pouca manutenção, quando comparado com o outro.

Regra geral, o termossifão é utilizado em sistemas de aquecimento de água residenciais. Oferece uma forma eficiente e económica de utilizar a energia solar para aquecer a água, reduzindo a dependência das fontes de energia mais convencionais. ?

Que manutenção requer um painel solar de termossifão?

A manutenção do termossifão é relativamente simples. Apesar de não ser necessária uma grande manutenção, é recomendado que faça algumas tarefas de forma periódica para garantir que o sistema funciona bem e de forma eficiente. Ora veja.

Limpeza regular

Os painéis solares vão acumulando lixo e resíduos, ao longo do tempo, e podem ser um obstáculo ao bom funcionamento do sistema solar. Por isso, é importante que os limpe regularmente.

Para isso, pode usar água limpa e uma escova macia. Assim, vai evitar causar algum dano nos painéis. Ah, e esqueça os produtos químicos. A água é simples e eficaz para conseguir limpar bem. Não é preciso mais nada! ?

Verificar as peças do sistema

Uma vez que o sistema de termossifão é composto por várias partes, é necessário garantir que todas elas estão a funcionar e que não existe nenhum estrago: tubos, válvulas e repositório térmico de água. Ou seja, certifique-se regularmente que não há nenhum dano visível ou alguma fuga.

Se, por acaso, perceber que existe algum destes problemas, então, o melhor mesmo é chamar um profissional para ajudar a reparar o problema o quanto antes!

Monitorizar o desempenho

Deve acompanhar o desempenho do sistema para perceber se existe alguma quebra. Ou seja, compare a temperatura da água no repositório térmico em relação ao que é suposto. Se os valores estiverem abaixo do expectável ou verificar uma descida abrupta, então pode ser sinal de algum problema.

Neste caso, deve chamar um especialista para tentar perceber a origem do problema e, claro, arranjar uma solução.

Com que frequência tem de ser feita?

A manutenção do painel solar de termossifão deve ser feita anualmente. Mas atenção! Há sempre casos onde pode variar, dependendo do sistema que tem instalado ou da região onde está. Porquê? Se viver num lugar que enfrenta condições climatéricas adversas, é muito provável que o sistema necessite de uma manutenção mais frequente.

Por isso, é essencial consultar o fornecedor para garantir que está a seguir as indicações certas. Mas o mais importante é garantir que, de facto, faz a manutenção ao sistema. Caso se desleixe, pode estar a colocar em causa:

Desempenho do sistema

A manutenção vai ajudar a garantir que o sistema está a funcionar eficientemente e a produzir a quantidade máxima de energia térmica possível. É possível identificar e corrigir quaisquer problemas que possam estar a afetar o desempenho de todo o sistema, como lixo acumulado nos painéis ou fugas, por exemplo.

Segurança

Garantir a manutenção regular do sistema ajuda a prevenir riscos de segurança. Verificar as conexões, tubos e outros componentes pode ajudar a identificar potenciais problemas, como fugas de fluido térmico, que podem causar estragos maiores. Aliás, podem representar um risco de segurança para quem vive na casa.

Duração do sistema

Fazer a manutenção adequada anualmente pode ajudar a prolongar o tempo de vida útil do sistema de termossifão. Se identificar e corrigir os problemas mais pequenos antes que se tornem mais complexos, vai conseguir evitar danos adicionais. Melhor: vai garantir que o sistema funciona corretamente por mais tempo. No futuro, isso acaba por representar uma poupança de custo. ?

Ainda assim, é importante consultar o seu fornecedor de energia para garantir que o termossifão está a funcionar corretamente.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...