Goldenergy,

Como saber se o painel solar está a funcionar

Índice

A energia solar é, cada vez mais, uma escolha sustentável privilegiada pelos portugueses para gerarem a sua própria eletricidade. No entanto, é necessário garantir que está tudo a funcionar bem, para que possa aproveitar ao máximo todos os benefícios associados a este investimento.

Mas como saber se o painel solar está a funcionar? É a isto que vamos responder agora. De forma clara e simples, vai perceber quais os sinais que indicam que o painel solar pode não estar a funcionar corretamente e, neste caso, saber agir para diminuir os danos causados.

O que verificar no funcionamento de um painel solar?

É importante ter em mente todos os elementos aos quais deve prestar atenção, regularmente, no sistema solar lá de casa. Muitas vezes os painéis solares não estão a gerar toda a energia necessária no seu dia a dia e não é isso que queremos que aconteça, certo?

Por isso, o principal objetivo é garantir que cada painel solar está a gerar energia suficiente para cobrir todas as necessidades diárias.

Tome nota destas etapas e veja como consegue otimizar o seu investimento.

Verifique o aspeto visual do painel solar

O seu painel solar tem algum dano físico? Ou seja, existem quebras, rachaduras ou algum desalinhamento? Os cabos estão bem fixados? Existem sinais de desgaste?

Todas estas questões são relativamente simples de responder numa primeira análise. Tudo o que precisa é de um olhar atento para conseguir perceber se, realmente, não existem danos físicos nos painéis solares.

Monitorize a produção de energia

Aqui, a sua capacidade analítica terá de vir ao de cima. É preciso analisar a produção de energia e perceber se está dentro do esperado. Para isso, é importante que compare os valores registados nos meses anteriores com os atuais e consiga detetar possíveis discrepâncias.

Supervisione o sistema

Sabe o aparelho onde consegue acompanhar o funcionamento dos painéis solares? Pronto, é para ele mesmo que tem de olhar e verificar se está a funcionar corretamente. Desta forma, consegue ver a produção de energia em tempo real e detetar possíveis falhas.

Faça a limpeza e manutenção

Sabia que a sujidade do dia a dia pode interferir com o correto funcionamento do painel solar? Pois é! É importante certificar-se de que é limpo e evitar acumular detritos que comprometem a eficiência do sistema. Um pano macio e água são o suficiente para garantir esta limpeza.

Outro ponto importante é verificar se não existem obstáculos como ramos de árvores, por exemplo, que possam estar a bloquear a luz solar. ☀️

Confira as ligações elétricas

As ligações de todo o sistema solar são uma parte importante que deve garantir que não tem falhas. Por isso, verifique se os cabos estão bem ligados e isolados, se não existem fios soltos ou danificados. ?

Controle o desempenho ao longo do tempo

Outra dica importante de como saber se o painel solar está a funcionar é fazer um acompanhamento do funcionamento dos painéis solares ao longo do tempo. O que é que isto quer dizer? Deve registar a produção de energia em diferentes períodos do dia, em estações do ano diferentes, e até em condições climatéricas adversas.

Através desta análise detalhada (e mais demorada do que a que falamos acima) vai conseguir identificar tendências e variações no desempenho dos painéis solares ao longo do ano. Em algum momento, pode, então, identificar alguma necessidade de manutenção.

Como é que sei se o painel solar está danificado?

Há sinais inquestionáveis que ditam se os painéis solares estão ou não danificados. E como eles são o coração de toda a energia fotovoltaica, é essencial reconhecer, desde cedo, alguns danos comuns que possam estar a comprometer a eficiência do sistema solar. Ora veja:

Quebra de produção de energia

Se notar uma diminuição significativa na produção de energia, pode estar a acontecer algum problema no sistema, que poderá ser alguma falha na ligação ou avaria das células fotovoltaicas.

Danos físicos visíveis

Por vezes o mau tempo pode provocar estragos e, consequentemente, a queda de objetos indesejados que danificam os painéis. Por isso é importante que inspecione o sistema à procura de danos físicos visíveis, para que possa solucioná-los de imediato.

Existência de sombras

Ao longo do dia, existe algum obstáculo que impeça algum dos painéis solares de funcionar corretamente? Deve assegurar-se de que não há sombras ou manchas escuras nos painéis, que possam estar a afetar negativamente o seu normal funcionamento.

Falhas de monitorização do sistema

Um passo importante para garantir que o painel solar está a funcionar é assegurar que o painel de controlo de todo o sistema não tem falhas. Para isso, é importante estar atento a qualquer erro ou falhas na leitura. Se isto acontecer, então, é sinal de que pode existir algum problema, ou no painel solar, ou na ligação dos cabos. 🔌

Aquecimento excessivo

Por fim, outra dica útil – o sobreaquecimento dos painéis solares. Caso se aperceba que algum dos painéis está a aquecer demais, então é hora de chamar um técnico para ajudar. O aquecimento excessivo pode ter origem em falhas no sistema de ventilação ou defeitos dos painéis solares, por exemplo.

Se o painel solar não estiver a funcionar, o que posso fazer?

Já percebeu que o mundo dos painéis solares não é assim tão simples e que existem vários fatores que podem determinar se o painel solar está a funcionar ou não.

Por este motivo, é necessário dedicar algum tempo a monitorizar o desempenho do sistema de energia solar, para que consiga garantir o máximo proveito deste recurso.

Imagine que o seu sistema apresentava uma falha agora. Era capaz de identificar o problema? Se a resposta foi não, deixamos uma última ajuda para que não se sinta desorientado. 🙂

Siga, então, estes passos de como saber se a energia solar está a funcionar:

  • Primeiro, verifique todas as ligações. Deve começar pelo mais básico, mas que poderá ser a origem do problema, muitas vezes. É importante assegurar-se de que os cabos estão todos ligados e em bom estado;
  • Depois, tenha a certeza de que os painéis estão a receber luz solar suficiente (sem nenhum obstáculo pelo caminho ou com sujidade);
  • A seguir, confirme se o inversor está ligado ou apresenta alguma mensagem de erro;
  • Descarte ainda a hipótese de disjuntores terem sido desligados ou estarem danificados;
  • Por fim, veja o painel de controlo para perceber se há produção de energia.

Se depois de verificar todos estes passos e garantir, claro, que não existem danos físicos em nenhum dos painéis, então, é o momento certo para pedir ajuda de um profissional. Ele, melhor do que ninguém, saberá identificar rapidamente o problema. Mas mais do que isso, conseguirá resolvê-lo em segurança.

Ainda não tem painéis solares? Fale com a Goldenergy e conheça a nossa oferta. 🙂

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...