Goldenergy,

Como ligar painéis solares em série: guia passo a passo

Índice

Saiba como ligar painéis solares em série. Este é o passo a passo que deve seguir para garantir que está tudo a funcionar corretamente.

O boom da energia solar em Portugal não deixa margem para dúvidas: já são muitas as casas portuguesas que se alimentam desta fonte de energia inesgotável – o sol.

Por isso, aqueles que procuram um futuro mais sustentável já não dispensam os painéis solares. São a solução perfeita para dar os primeiros passos e começar a investir num planeta mais verde . ? ?

Mas depois de tomar a decisão de instalar painéis solares, o que é que se sucede? É verdade, está na hora de decidir como será feita a ligação. Se está na dúvida se deve ou não fazer a ligação de painéis solares em série, nós damos uma ajuda!

Ligação de painéis solares em série: o que é

Vamos lá! ? Ligar painéis solares em série significa que o polo positivo de um painel vai estar ligado ao polo negativo de outro. E assim sucessivamente. No final, o que vai acontecer é a criação de uma sequência contínua.

Este tipo de ligação faz com que exista um aumento da tensão de todo o sistema solar, ao mesmo tempo que a corrente permanece igual. Quer isto dizer que a tensão de cada painel é somada, levando ao aumento da tensão do sistema.

Por exemplo, se tiver quatro painéis solares, cada um com 12 volts, no total vai ter um sistema com uma potência de 48 volts.

Esta opção pode ser útil caso o sistema esteja ligado à rede elétrica ou pretenda reduzir as perdas de energia entre os painéis solares e o inversor.

5 vantagens de ligar os painéis solares em série

Esta opção traz inúmeros benefícios para conseguir tirar o máximo partido da energia solar. Por isso, está na hora de tomar nota! ?

1. Aumento da eficiência

Ao ligar painéis solares em série significa que vai existir um aumento da tensão em todo o sistema. Como consequência, as perdas de energia diminuem e, desta forma, conseguirá ser mais eficiente e tirar o maior partido possível da energia solar disponível.

2. Planeamento e otimização

Independentemente do espaço, esta ligação permite fazer um planeamento mais otimizado, já que é possível combinar vários painéis em função da voltagem e necessidades. Por isso, ela oferece uma maior flexibilidade na hora de instalar o sistema no espaço existente.

3. Custos reduzidos com cabos

O facto de fazer a ligação dos painéis solares em série faz com que necessite de menos cabos, porque só vai precisar de ligar todo o sistema de uma vez. O mesmo já não acontece com a ligação em paralelo, pois é necessário ligar cada painel individualmente.

Menos cabos significam menos mão de obra. E, no final, ainda consegue poupar algum dinheiro. ?

4. Menos aparelhos eletrónicos

Para colocar o sistema solar a funcionar ao ligar o painel solar em série só vai precisar de dois aparelhos: o inversor e o controlador de carga. Ou seja, não existe uma grande complexidade por trás desta ligação e, por isso, o processo de instalação e manutenção tornam-se mais fáceis (e baratos ?).

5. Maior resistência

Se viver numa zona urbana, onde existem muitos obstáculos à luz solar (árvores, por exemplo), as sombras vão ser o seu maior desafio.

Por isso, ligar o painel solar em série ou paralelo não é uma questão. Analisando exclusivamente este fator, a melhor opção será mesmo fazer a ligação em série. Porquê? É simples: caso exista alguma sombra, apenas o painel solar onde ela incide é afetado. Assim, é possível reduzir as perdas de energia.

Como ligar painéis solares em série: siga o passo a passo

Está na hora de passar à prática, certo? Para que não existam falhas, siga estes passos e garanta que a ligação de painéis solares em série é feita de forma exemplar.

Passo 1

Comece por planear o espaço de forma eficiente. É preciso considerar a capacidade de carga do inversor, a orientação e inclinação dos painéis solares e avaliar as sombras de obstáculos próximos, que podem ser chaminés, clarabóias ou árvores, por exemplo. Depois, verifique se a voltagem total do sistema solar é compatível com a capacidade do inversor.

Passo 2

De seguida, comece a ligar os painéis solares em série: conecte o polo positivo de um painel ao polo negativo de outro e repita o processo até que todos os painéis tenham formado uma sequência. É importante que utilize cabos adequados, para garantir que faz uma ligação eficiente e, acima de tudo, segura. Não queremos imprevistos, certo?

Passo 3

Depois de o sistema estar montado, é necessário testar para ver se está tudo a funcionar como deve ser. Verifique, então, a voltagem e corrente do sistema solar para perceber se existe algum problema de ligação ou perda de energia. Por fim, inspecione os painéis para garantir que não há qualquer dano ou obstruções que possam comprometer a sua eficiência.

Mas o melhor passo é mesmo contratar a Goldenergy! ? Já conhece a nossa solução de painéis solares? Temos os melhores especialistas à sua espera.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...