Goldenergy,

Como funciona o kit de bombeamento de água com energia solar

Índice

Neste artigo a Goldenergy explica-lhe o que é e como funciona o kit de bombeamento de água com energia solar. 🙂

Água e eletricidade: uma relação e tanto

A água é um recurso imprescindível à nossa existência – seja para consumo próprio, do setor industrial ou da agricultura. É impossível falar de vida e de produção sem falar da importância da água.

E como bem sabemos, este é um recurso tão fundamental quanto finito. Daí ser tão importante falar sobre formas de poupança, para assegurar um futuro melhor para todos.

E para falar sobre como a água que utilizamos chega às nossas casas ou empresas, temos de a associar diretamente à eletricidade – afinal, a energia elétrica é muitas vezes o recurso que torna possível extrair a água e bombear até aos nossos pontos de armazenamento e consumo.

Para levar a água desde os rios, lagos, represas, ou mesmo poços – para o consumo de pessoas, plantas e animais – é obrigatório que se utilize energia. E o que fazemos em áreas geográficas mais remotas, onde nem sempre a rede elétrica está disponível ou mesmo próxima? Recorremos às novas tecnologias, claro. 😉

As bombas solares no lugar das bombas tradicionais

E por falar em novas tecnologias, já ouviu alguma conversa sobre bombas de água solares? Se ainda não, então já é altura – este é um tema com futuro. 😉 Já se sabe que o aumento da necessidade de consumo de água e a disponibilidade de energia solar são conceitos intimamente ligados – já parou para pensar que a necessidade de água aumenta na mesma medida em que a radiação solar se torna mais intensa? O contrário também acontece. 🙂 E o que quer isto dizer? Basicamente, que a energia solar é mais disponível nas alturas em que a água é mais necessária.

O resultado desta ligação entre os dois factos, fonte de recurso e necessidade de consumo, é que podemos passar a aproveitar desta simultaneidade em que ocorrem, de forma a que o sol forneça a energia de que precisamos para bombear a nossa água (seja para efeito de extração ou de circulação), de forma gratuita.

Como podemos fazer isso? É simples: através de painéis solares, a energia do sol passa a ser usada para bombear a água que vamos utilizar para consumo – água esta que é armazenada num reservatório e, de seguida, quando for preciso, é utilizada (por exemplo, nos dias sem grande luminosidade natural ou durante a noite).

Ficou curioso sobre este tema? Vamos falar mais e ficar a par do que interessa saber. 😉

O que é kit de bombeamento de água com energia solar?

A bomba de água com energia solar é uma das novas tecnologias que já começou a transformar o setor energético e todos os outros que são abastecidos por ele – ou seja, tudo e todos. 🙂

Já é utilizada nos centros urbanos para diversos fins, como a reutilização da água da chuva, o abastecimento de caixas de água, e até o bombeamento de água em grandes jardins.

Mas, apesar do seu enorme potencial para todos, seria justo destacar que esta é uma inovação especialmente importante para a agricultura – os kits de bombeamento de água com energia solar ajudam na irrigação das plantações, mesmo em lugares muito afastados e nas alturas em que não há chuvas – momentos que, bem sabemos, comprometem o abastecimento de alimentos.

Nestas situações, em que muitas vezes o recurso à rede elétrica não é possível ou viável, a energia solar fotovoltaica aparece como uma opção mais económica e fiável para que a água seja bombeada até ao seu local de consumo, tonando possível uma poupança significativa nos mais distintos processos – desde à instalação até à operação.

Para além disso, a energia de consumo é gerada de forma limpa, a partir de uma fonte 100% renovável, inesgotável e silenciosa – quem nunca ouviu falar sobre o problema da poluição sonora causada pelos grandes negócios de produção?

Como é que funciona?

Já vimos que uma bomba solar, em resumo descomplicado, é uma bomba de água alimentada por eletricidade gerada a partir do sol – que é extraída através de um painel solar fotovoltaico. E já ficamos a saber que uma bomba de água convencional é, normalmente, alimentada pela eletricidade proveniente da rede elétrica ou de um gerador.

Agora vamos entender melhor como funciona, na prática, uma bomba de água solar.

A placa fotovoltaica, ou painel solar, recebe a energia a partir do sol e transforma essa radiação em eletricidade, através das suas células fotovoltaicas. É o conhecido “efeito fotovoltaico”. Depois de ocorrer a conversão, o painel passa a alimentar a bomba de água com a energia elétrica necessária para a extração do recurso – em corrente contínua.

Os painéis solares, então, fornecem toda a energia elétrica necessária ao trabalho de extração da água – seja de um poço, um reservatório, de cisternas ou de aquíferos – e bombeiam para o local de armazenamento para consumo posterior. Não há necessidade, sequer, de usar baterias.

Onde é aconselhado o kit de bombeamento de água com energia solar?

• Agricultura – a utilização da bomba solar nos processos de irrigação torna possível aumentar a produtividade em até cinco vezes – mesmo sem recorrer a geradores ou à rede elétrica.

• Pecuária – o bombeamento de água com recurso à energia solar, que será utilizada para a alimentação de animais, oferece vantagens como ganho de produtividade, mais confiabilidade e maior proteção das fontes de água.

• Imóvel residencial e  grupos coletivos/comunidades – os kits de bombas de água solares tornam possível o acesso à água de uma forma silenciosa e limpa.

• Reservatórios e armazenamento – o processo de abastecimento e de transferência de água entre tanques distintos ocorre de forma eficiente e confiável.

• Dessalinização e purificação da água – mesmo em locais remotos, o kit permite que a água seja retirada e tratada de forma simples e bastante mais económica. E relembremos que a escassez de água limpa não é uma dificuldade exclusiva das zonas rurais, afinal, em todo o mundo há milhares de pessoas que vivem com problemas de saneamento – mesmo nas grandes cidades.

Que tipo de bomba solar devo escolher?

Se pretender retirar água de um poço profundo, deverá optar pelo tipo de bomba submersível. Isto porque a superfície interna é irregular e isto pode ser um problema para as bombas padrão. Aconselhe-se com profissionais experientes na área e  garanta um processo de bombeamento seguro e fiável.

Quantos painéis solares são necessários para retirar água de um poço?

A resposta é vasta em opções – entre 1 a 20 placas solares fotovoltaicas -, mas encontrará a mais adequada para si de acordo com as suas necessidades.

No fundo, a quantidade de painéis vai depender do tipo de utilização que quer dar à bomba de água solar – ou seja, do seu poder de bombeamento. Claro que para definir quantidades, temos de ter em consideração também a potência das placas solares – quanto mais potentes, menos quantidade de placas será necessária para bombear a água que precisa.

Em regra geral, assuma os seguintes cálculos como base:

  • Painéis solares de baixa potência – entre 4 a 6 painéis para bombear algo em torno de 12 mil litros de água ao dia;
  • Painéis solares de potência média – para bombear aproximadamente 28 mil litros de água por dia, terá de instalar entre 12 a 20 painéis solares.

Painéis solares Goldenergy

O nosso sucesso está ligado ao seu – seja um cliente doméstico ou comercial – e, claro, está intimamente relacionado com o futuro mais verde do planeta, afinal comercializamos energia 100% limpa e amiga do meio ambiente.

Naturalmente que, estando a caminho de um amanhã mais justo para tudo e todos, apostamos em serviços e produtos que podem tornar essa realidade possível a curto prazo, e queremos tornar as energias renováveis mais acessíveis aos nossos consumidores.

Se quer apanhar a onda dos painéis solares com a Goldenergy adira às nossas soluções – agora com IVA reduzido para 6% e, como sempre, com a possibilidade de pagar em mensalidades.

Quer saber mais? Ligue para o 800 501 070 e fale connosco, gratuitamente. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Conduz ou quer conduzir um elétrico? Já pesquisou sobre apoios do Estado, vantagens da condução, benefícios para o meio ambiente...
O Regulamento da Mobilidade Elétrica em Portugal (RME), publicado e vigente desde 2015, pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE),...
Se tem ou pretende adquirir um sistema de produção de energia a partir de uma fonte renovável, como os painéis...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...