Sobrecarga elétrica
A sobrecarga elétrica é o excesso de carga num circuito, ou seja, este fenómeno ocorre quando um circuito excede a sua carga nominal.
Significado de Sobrecarga Elétrica
A sobrecarga elétrica é um evento que ocorre quando um circuito elétrico recebe um excesso de carga, isto é, a sua carga nominal é excedida num determinado período. Nesse sentido, quando são conectados diferentes equipamentos ao mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que a suportada por toda a instalação elétrica, como fios e cabos. Assim ocorre a sobrecarga elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Causas da Sobrecarga Elétrica
A sobrecarga elétrica pode ser provocada por diversas razões, sendo a mais frequente e comum quando o utilizador liga muitos aparelhos simultaneamente num mesmo circuito de fichas. Com isso, há um excesso de carga nominal no sistema. Além disso, o uso de adaptadores em fichas também pode provocar a sobrecarga elétrica. Isto porque este dispositivo permite a conexão de vários equipamentos ao mesmo tempo, o que pode provocar o evento. Por fim, mas não menos importante, outra possível causa da sobrecarga elétrica é quando cabos e disjuntores são mal dimensionados. Nesse sentido, este fenómeno também pode exceder a carga num circuito.
Diferença entre Sobrecarga Elétrica e Curto-circuito
Muitas pessoas confundem, mas é preciso diferenciar a sobrecarga elétrica do curto-circuito, pois são eventos diferentes. Nesse sentido, a sobrecarga elétrica, como vimos, é um fenómeno no qual a carga nominal de um circuito é excedida num determinado período. Por outro lado, o curto-circuito consiste numa ligação (na maioria das vezes acidental) entre dois condutores energizados. Assim, o circuito é fechado com resistência praticamente nula, o que provoca uma elevação da corrente. Portanto, o curto-circuito representa o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar num circuito. Convém mencionar que, apesar de diferentes, sobrecarga e curto-circuito têm uma forte relação. Isto porque uma sobrecarga elétrica pode ser a origem de um curto-circuito e, assim, provocar incêndios, danificar instalações, entre outros fenómenos.