Smart cities
Smart Cities são sistemas de pessoas que interagem e utilizam a tecnologia estrategicamente para estimular o desenvolvimento económico e a qualidade de vida.
Significado de Smart Cities
A União Europeia define como Smart Cities, também chamadas Cidades Inteligentes, as cidades que utilizam estrategicamente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Através da tecnologia, as cidades inteligentes conseguem:
- otimizar o uso dos recursos financeiros,
- aprimorar as redes de transporte urbano,
- melhorar o abastecimento de água e as instalações de eliminação de resíduos,
- usar conscientemente a energia,
- controlar a poluição do ar,
- garantir espaços públicos mais seguros
- promover uma administração municipal mais interativa e ágil.
Deste modo, as Smart Cities atendem às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações atuais e, sobretudo, das futuras.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Smart Cities Marketplace
Apoiado pela Comissão Europeia, o Smart Cities Marketplace, ou Mercado de Cidades Inteligentes, é uma iniciativa que reúne cidades, indústria, pequenas empresas, bancos, entre outros membros. O objetivo desta união entre os parceiros é melhorar a vida urbana através de soluções integradas mais sustentáveis em diferentes setores, como a energia, a mobilidade e transporte, a saúde e as TICs. Deste modo, os ingressos no Smart Cities Marketplace devem desenvolver e implementar essas soluções e apoiar o networking, as parcerias e a troca de informações.
A importância das Smart Cities para o desenvolvimento sustentável
Sabe-se que o desenvolvimento sustentável visa o equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e o seu uso de forma consciente e responsável. Deste modo, estarão conservados de modo a não afetar a sobrevivência e a qualidade de vida das gerações futuras. É inegável que as premissas das Smart Cities e as suas atuações podem melhorar essencialmente a articulação entre o desempenho social, ambiental e económico. Assim se alcança o desenvolvimento sustentável tão almejado pela sociedade atual.