Rede Nacional de Transporte de Gás Natural
A rede nacional de transporte de gás natural (RNTGN) é responsável por assegurar o trânsito do gás natural em alta pressão.
Significado de Rede Nacional de Transporte de Gás Natural
A rede nacional de transporte de gás natural (RNTGN) liga as infraestruturas do sistema de gás e as interligações internacionais aos pontos de consumo em alta pressão e às saídas para as redes de distribuição. Nesse sentido, esta rede é responsável por segurar o trânsito do gás natural em alta pressão, entre 20 e 85 bar. Esta rede liga as infraestruturas do sistema de gás (armazenamento subterrâneo e terminal de gás natural liquefeito - GNL) e as interligações internacionais aos pontos de consumo em AP e às saídas para as redes de distribuição.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Características da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural
A rede nacional de transporte de gás natural (RNTGN) apresenta várias infraestruturas, sendo as principais:
- Gasodutos.
- Ramais.
- Estações de regulação.
- Medição de gás (GRMS).
- Estações de transferência de custódia (CTS).
Além disso, a rede nacional de transporte de gás natural conta com 1.375 km que são desenvolvidos por dois eixos: o Sul – Norte e o Este – Oeste. O eixo Sul – Norte vai desde o terminal de GNL de Sines até Valença do Minho. Além disso, garante o abastecimento de gás natural à faixa litoral. Já o eixo Este – Oeste vai desde Campo Maior até próximo à Figueira da Foz.
O operador da rede de transporte (ORT) é o responsável pela rede nacional de transporte de gás natural. Em Portugal, o ORT é a REN Gasodutos.
Diferença entre a Rede Nacional de Transporte de Gás Natural e a Rede Nacional de Distribuição de Gás Natural
A rede nacional de transporte de gás natural e a rede nacional de distribuição complementam-se, mas não possuem exatamente o mesmo funcionamento. Nesse sentido, a rede de transporte opera em alta pressão e é responsável por entregar o gás natural aos pontos de consumo em alta pressão e à própria rede de distribuição. Esta é responsável por assegurar o trânsito do gás natural até aos pontos de consumo em média e baixa pressão.