Receptor de eletricidade
O receptor de eletricidade é um equipamento que transforma a energia elétrica em outra forma de energia, como, por exemplo, a mecânica.
Significado de Receptor de Eletricidade
O receptor de eletricidade é um aparelho capaz de transformar a energia elétrica em outra energia, como a mecânica. Para entender melhor sobre o funcionamento do receptor de eletricidade, temos como exemplo prático desse equipamento o motor elétrico. Este motor é a base para o funcionamento de muitos equipamentos que transformam a energia elétrica em mecânica, como o ventilador, a batedeira e o liquidificador. Portanto, emnonosso quotidiano, o receptor de eletricidade está presente com muita frequência.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Gerador e Receptor de Eletricidade
Apesar de ambos os dispositivos transformarem um tipo de energia em outro, existe uma grande diferença entre o gerador e o receptor de eletricidade. Nesse sentido, o gerador transforma a energia não elétrica em energia elétrica. Logo, alguns exemplos de gerador são as centrais elétricas e as pilhas. Estas últimas convertem a energia química em elétrica. Já o receptor de eletricidade, como mencionado anteriormente, transforma a energia elétrica em energia não elétrica. Portanto, como é possível perceber, os processos de transformação nestes equipamentos são completamente inversos.
Como funciona o Receptor de Eletricidade?
Ao receber uma corrente elétrica, o receptor de eletricidade sofre uma queda de tensão devido à sua resistência interna, de modo que a diferença de potencial elétrica recebida não seja toda transformada em força contra eletromotriz ou tensão de saída. Convém mencionar que a diferença de potencial elétrico nos terminais do receptor de eletricidade é menor do que a tensão nominal do gerador elétrico. Isto ocorre por causa da conversão de energia elétrica para outra forma de energia. Além disso, quando for necessário definir o rendimento de um receptor de eletricidade, isto é, o quão eficiente é, saiba que é preciso encontrar a razão entre a potência útil e a potência total do receptor. Assim será possível determinar o seu rendimento.