Parcerias para a Implementação dos Objetivos
As Parcerias para a Implementação dos Objetivos são o décimo sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deve ser cumprido até ao ano de 2030.
Significado de Parcerias para a Implementação dos Objetivos
As Parcerias para a Implementação dos Objetivos referem-se ao décimo sétimo e último objetivo da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030. Isto significa que as nações que adotaram esse plano de ação global da ONU precisam de reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Metas do ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos
O ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos estabelece 19 metas que devem ser cumpridas pelas nações: Finanças
- Fortalecer a mobilização de recursos internos para melhorar a capacidade nacional para arrecadação de impostos e outras receitas.
- Os países desenvolvidos devem implementar os seus compromissos em matéria de assistência oficial ao desenvolvimento [AOD].
- Mobilizar recursos financeiros adicionais para os países em desenvolvimento.
- Ajudar os países em desenvolvimento a alcançar a sustentabilidade da dívida de longo prazo.
- Adotar e implementar regimes de promoção de investimentos para os países menos desenvolvidos.
Tecnologia
- Melhorar a cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e triangular a nível regional e internacional e o acesso à ciência, tecnologia e inovação.
- Promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento.
- Operacionalizar plenamente o Banco de Tecnologia e o mecanismo de capacitação em ciência, tecnologia e inovação para os países menos desenvolvidos até 2017, e aumentar o uso de tecnologias de capacitação.
Capacitação
- Reforçar o apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação em países em desenvolvimento.
Comércio
- Promover um sistema multilateral de comércio universal.
- Aumentar significativamente as exportações dos países em desenvolvimento.
- Concretizar a implementação oportuna de acesso a mercados livres de cotas e taxas, de forma duradoura, para todos os países menos desenvolvidos.
Coerência de políticas e institucional
- Aumentar a estabilidade macroeconómica global.
- Aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.
- Respeitar o espaço político e a liderança de cada país para estabelecer e implementar políticas para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
As parcerias multissetoriais
- Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
- Incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes.
Dados, monitorização e prestação de contas
- Até 2020, reforçar o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento para aumentar significativamente a disponibilidade de dados de alta qualidade, atuais e fidedignos.
- Até 2030, valer-se de iniciativas existentes para desenvolver medidas do progresso do desenvolvimento sustentável que complementem o Produto Interno Bruto [PIB].
A importância do ODS 17
O ODS 17 propõe metas que possam auxiliar na implementação de todos os 16 objetivos propostos anteriormente. Esta é uma forma de orientar as atitudes das nações em prol do alcance de um desenvolvimento económico, político, ambiental e social de modo sustentável e global.