Nexus Água-Energia
O conceito Nexus Água, Energia e Alimentos representa a interrelação e a interdependência entre os consumos de água, energia e alimentos.
Significado de Nexus Água, Energia e Alimentos
O Nexus Água, Energia e Alimentos, do inglês FEW (Food Energy Water) Nexus, é um conceito que se refere à interrelação e interdependência entre os consumos de água, energia e alimento. Isto quer dizer que o aumento do consumo de um destes elementos implica diretamente nas perdas e nos desperdícios dos restantes. Por exemplo: o maior consumo de água impactará a produção de alimentos e a produção de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
As relações entre água, energia e alimentos
Para compreender as relações entre água, energia e alimentos, é preciso analisar a interdependência entre os três elementos. Para disponibilizar água de qualidade à população, é preciso energia para realizar o tratamento e a distribuição. Logo, quanto maior a necessidade de abastecimento de água, maior será o consumo de eletricidade. Por outro lado, a produção de energia exige água, tanto para a produção em si (como no caso da energia hídrica) como para os processos de arrefecimento, extração e/ou transporte. Logo, quanto maior a necessidade energética, maior será a quantidade de água utilizada. Além disso, a produção de alimentos precisa tanto da água para a irrigação como da energia para a realização de procedimentos como irrigação, fertilização, colheita e armazenamento. Em resumo: quanto maior o desperdício alimentar, maior vão ser os desperdícios de água e de energia.
A importância de se considerar o Nexus Água, Energia e Alimentos nos processos
O conceito de Nexus Água, Energia e Alimentos e a compreensão de que estes três elementos são interdependentes é essencial para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto porque, apesar de estes elementos serem essenciais para a sobrevivência humana, cada um precisa de ser utilizado racionalmente para não comprometer a capacidade de todos. Sendo assim, compreender a sua interdependência é essencial para consciencializar a população e promover o uso consciente da água, energia e alimentos.