Imposto Especial sobre o Consumo de Gás Natural (ISP)
O Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP) é uma subcategoria do Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).
Significado de Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP)
O Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP) foi criado em 2013 e consiste numa subcategoria do Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos. Este é um imposto acrescido à fatura de gás natural dos consumidores de Portugal continental, que é repassado ao Estado.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Qual é o valor do Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP)?
O Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP) é composto por um termo variável. Isto quer dizer que o valor do imposto acrescido à fatura mensal de gás natural será proporcional ao consumo desta instalação. Em 2021, o valor estipulado para a taxa do Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP) era de 0,0059292 €/kWh. Convém mencionar que os consumidores que possuem direito ao desconto da tarifa social de gás natural estão isentos de pagar o Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP).
Outras taxas e impostos acrescidos à fatura de gás natural
Além do Imposto Especial Sobre o Consumo de Gás Natural (ISP), são acrescidos outros impostos e taxas à fatura de gás natural:
- Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA): incide sobre a Tarifa de Acesso às Redes, sobre a parcela da energia e comercialização e sobre as restantes taxas aplicáveis. Para os clientes que consomem até 10.000 m3, a taxa de IVA é de 6%. Para os consumidores que estão fora deste valor, a taxa é de 23%.
- Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS): é decorrente da utilização e do aproveitamento de bens do domínio público e privado municipal pelas redes de distribuição de gás natural. É uma taxa aplicada pelos municípios aos consumidores de gás natural nas suas faturas mensais.