ICP
O ICP é a sigla de Índice de Cobertura probabilístico da Ponta, que permite avaliar o nível de segurança do sistema energético no abastecimento de eletricidade.
Significado de ICP
O Índice de Cobertura probabilístico da Ponta, ou simplesmente ICP, é um índice que permite avaliar o nível de segurança do sistema energético no abastecimento de eletricidade. Nesse sentido, o ICP avalia a adequação da potência total do sistema para cobrir a ponta máxima de procura pela energia elétrica. Convém mencionar que o ICP é um índice probabilístico. Ou seja, trabalha com estimativas e probabilidades para que se possa determinar ou não a segurança energética de uma região ou país.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Qual é a importância do ICP?
Antes de nos aprofundarmos na importância do Índice de Cobertura probabilístico da Ponta – IPC, é preciso compreender como o mesmo é aplicado. Nesse sentido, é utilizada a probabilidade de excedência de 95% (1 ocorrência a cada 20 anos) e de 99% (1 ocorrência a cada 100 anos). Ambas as probabilidades não podem ser inferiores a 1, pois assim tem-se a garantia da segurança do abastecimento. Dito isto, o ICP revela-se importante e essencial na medida em que avalia os níveis de garantia de abastecimento de eletricidade proveniente de sistemas mistos hidro-termoelétricos. Ou seja, a partir deste índice, é possível realizar um bom aprovisionamento energético, seja ao controlar a produção, diversificar a matriz e/ou reduzir o consumo. Além disso, a importância do ICP também está associada ao facto de permitir uma análise energética da nação a médio e longo prazo.
Qual é a importância de ter garantias em relação à segurança no abastecimento de energia?
Todas as nações devem ter indicadores (como o ICP) que permitam medir a sua segurança no abastecimento energético, bem como criar planeamentos que possibilitem esta garantia. Isto porque a segurança energética é responsável por:
- Garantir o desenvolvimento sustentável de uma nação.
- Diminuir a sua dependência energética.
- Impulsionar o seu crescimento económico.
- Reduzir a pobreza energética.