Gaseificação
A gaseificação consiste num processo que transforma combustíveis sólidos ou líquidos numa mistura de gases de combustível, chamado de gás de síntese.
Significado de Gaseificação
A gaseificação é um processo químico que transforma combustíveis sólidos ou líquidos no gás de síntese, que é uma mistura de gases de combustível. Convém mencionar que o produto dessa reação pode ser inflamado diretamente, transformado em combustíveis líquidos ou utilizado na produção de compostos industriais, como o plástico.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como ocorre o processo de Gaseificação?
Em primeiro lugar, é importante saber que a gaseificação pode ocorrer a partir de diferentes matérias-primas, como madeira e outras formas da biomassa. O processo de gaseificação ocorre através das seguintes etapas:
- Secagem: esta etapa ocorre durante o aquecimento do combustível.
- Pirólise: ocorre a vaporização das partes voláteis da matéria-prima a pelo menos 300ºC. Além disso, nesta etapa, inicia-se a fragmentação das partículas sólidas.
- Combustão: é a reação da matéria-prima com o oxigénio. O que se queima pode ser parte do gás de síntese, combustível primário ou outros produtos do processo.
- Gaseificação: esta etapa ocorre em temperaturas entre 400ºC e 900ºC. Nela, o carbono e os hidrocarbonetos do combustível reagem parcialmente com o oxigénio. Assim, é gerado o gás resultante.
Convém mencionar que esta mistura de gases de combustível é composta por: monóxido de carbono, hidrogénio, metano, dióxido de carbono e nitrogénio. As proporções de cada um variam conforme as condições de cada processo.
Desvantagens da Gaseificação
Apesar de ser utilizado com diversos objetivos, o processo de gaseificação apresenta algumas desvantagens, como:
- O gás de síntese produzido é tóxico: isto indica que a instalação e operação dos gaseificadores devem ser realizados com muito rigor e segurança para evitar vazamentos.
- Pouca eficiência do sistema de gaseificação: além das perdas de calor existentes no processo, ainda é exigida uma ventilação acentuada no ambiente para evitar riscos, o que resulta num alto consumo de energia elétrica com o uso de ventiladores.
- Risco ao operador: como o produto é um gás tóxico, o operador que manuseia e lida com a mistura de gases de combustível está sempre em risco.