Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
O gás de petróleo liquefeito (GPL) consiste numa mistura de hidrocarbonetos resultante da separação das frações mais leves do petróleo durante a refinação.
Significado de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
Popularmente conhecido como gás de cozinha, o gás de petróleo liquefeito (GPL) é extraído da separação das frações mais leves do petróleo durante a sua refinação. Este produto consiste numa mistura de gases, como o propano (C3H8), propeno (C3H6), butano (C4H10), buteno (C4H8) e pequenas quantidades de outros hidrocarbonetos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Características do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
À pressão e temperatura ambientes, o gás de petróleo liquefeito (GPL) é um combustível gasoso, inflamável e inodoro. No entanto, quando armazenado sob pressão, torna-se liquefeito. Na sua fase líquida, o GLP é menos denso do que a água. Já na sua fase gasosa é mais denso do que o ar. Ou seja, em caso de vazamento, o GLP ocupará as partes mais baixas de um ambiente, próximas ao solo. Além disso, pode-se dizer que este gás possui alto poder calorífico, é de fácil manuseamento, é simples de ser armazenado e transportado e possui um menor impacto ambiental quando comparado com outros produtos do petróleo. Isto porque o GLP é uma das frações mais leves deste combustível fóssil.
Aplicações do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL)
O uso mais comum e conhecido do gás de petróleo liquefeito (GPL) é a cocção de alimentos. Não é por acaso que é conhecido como gás de cozinha. Mas além desta aplicação, o GPL também pode ser utilizado:
- No aquecimento residencial.
- Nas indústrias, para produção de polímeros e borrachas, secagem de tintas, papéis e tecidos, aquecimento de fornos, entre outros.
- Nos isqueiros.
- Como combustível de automóveis e máquinas nas indústrias.
- No agronegócio, para secagem e torrefação de grãos, uso de lança-chamas para limpeza e esterilização, entre outros.
Como é um gás inflamável, compostos à base de enxofre precisam de ser adicionados à sua composição para que, em caso de vazamento, possa ser facilmente identificado.
Além disso, para garantir a segurança, o gás deve ser armazenado em locais corretos, como bilhas de gás e cilindros adequados.