Gás Butano
O gás butano é obtido através do aquecimento lento do gás natural e do petróleo. É incolor, inodoro e inflamável.
Significado de Gás Butano
O gás butano (C4H10) é um hidrocarboneto originado através do aquecimento lento do petróleo e do gás natural, pelo que é considerado um combustível não renovável. Além disso, é incolor, inodoro e altamente inflamável, ou seja, pode provocar explosões. Convém destacar que o facto de este gás ser inodoro é considerado um problema, uma vez que será difícil detetar fugas. Por isso, o gás butano comercializado é geralmente acrescido de etanotiol, que possui um odor forte e desagradável.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais usos do Gás Butano
O gás butano está presente nas residências e nas indústrias. Nesse sentido, pode ser utilizado como combustível de isqueiros, como matéria-prima na produção de borracha sintética, para o aquecimento das piscinas e saunas e como solvente nos aerossóis. No entanto, o seu uso mais comum é nas botijas de gás e no abastecimento dos veículos, sendo também identificado como gás liquefeito de petróleo (GLP). Além do butano, este gás inclui na sua composição os gases propano, propeno, isobutano e buteno.
O impacto do use do Gás Butano
Por ser derivado de combustíveis fósseis, a queima do gás butano emite gases como o dióxido de carbono, considerado altamente prejudicial para o meio ambiente. Afinal, este contribui para o agravamento do efeito de estufa e do aquecimento global. Além disso, por ser inflamável, o gás butano pode provocar incêndios, explosões e acidentes por asfixia. Quando inalado, pode ainda provocar sensações de euforia, fraqueza, dores de cabeça e alterações no batimento cardíaco. Para evitar acidentes domésticos, é preciso estar atento a algumas questões como:
- Deixar o registo do gás fechado quando não for utilizar o fogão.
- Não riscar fósforos, fumar ou ligar aparelhos elétricos quando houver suspeita de fuga.
- Abrir portas e janelas imediatamente quando houver suspeita de fuga, para que o ar possa circular e dissipar o gás.
- Trocar com certa frequência os registos e os dutos de gás dos equipamentos.