Fusão nuclear
A fusão nuclear refere-se ao processo em que dois núcleos atómicos se unem e formam um terceiro núcleo atómico mais pesado.
Significado de Fusão Nuclear
A fusão nuclear é um processo que une dois átomos para formar um terceiro, que é também mais pesado. Este processo libera uma enorme quantidade de energia. A luz e o calor proveniente das estrelas e do Sol são exemplos dessa reação. Vale destacar que o processo de fusão é diferente do de fissão nuclear. Este último consiste na divisão de núcleos atómicos, que dá origem a núcleos mais leves. Este processo também liberta energia e é muito utilizado para produzir energia nuclear.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Reator de Fusão Nuclear
A fusão nuclear é uma aposta futura para a geração de energia elétrica. Por isso muitos países têm investido recursos para o desenvolvimento de reatores que sejam capazes de produzir eletricidade. Contrariamente à fissão nuclear, este processo de produção de energia não gera lixo radioativo. De facto, este é um dos principais problemas associados ao uso da energia nuclear. Para que a fusão nuclear possa ser implementada e gerar energia elétrica, é necessária a presença de um reator. Este é o responsável por produzir e controlar o processo.
Possíveis vantagens da energia proveniente da Fusão Nuclear
Quando a energia proveniente da fusão nuclear for amplamente implementada, será de grande contribuição para o desenvolvimento sustentável. Esta fonte de energia apresenta inúmeras vantagens, como:
- É uma energia limpa, que não agride o ambiente ou liberta gases com efeito de estufa para a atmosfera.
- A produção de energia é muito alta e relevante.
- Os materiais utilizados para a obtenção da energia – hidrogénio e lítio – são abundantes na natureza.
- Não produz lixo nuclear, como ocorre no processo de fissão nuclear.
Por todas estas razões, a energia produzida pelas fusões nucleares é uma grande aposta para o futuro das energias renováveis.